-
O processo abrange os Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e as escolas municipais. (Fotos: Dilvugação/PMG)
As rematrículas iniciam na próxima semana em toda a rede muncipal de ensino
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, publicou o Edital nº 006/2026, que estabelece as datas e os procedimentos para rematrículas, recadastramento, transferências e novas matrículas na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2027. O processo abrange os Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e as escolas municipais.
As rematrículas on-line tem início pelo Sistema Pré-Matrícula Digital: de 14 a 15 de setembro, para a Educação Infantil; e de 17 a 18 de setembro, para as escolas. Para a Educação Infantil em período integral, a rematrícula é feita de forma presencial, diretamente na unidade.
Após a inscrição on-line, os responsáveis devem comparecer presencialmente à unidade escolar entre os dias 21 e 25 de setembro (conforme o cronograma de cada unidade) para entregar a documentação e confirmar a vaga. A não apresentação dos documentos dentro do prazo pode resultar na perda da vaga, sendo necessário refazer todo o processo de inscrição.
Já o recadastramento no Sistema Pré-Matrícula Digital, voltado às crianças de 0 a 3 anos que aguardam vaga na Educação Infantil, ocorre de 25 a 29 de setembro. Quem não tiver acesso à internet pode realizar o procedimento presencialmente em um CDI. A revalidação é obrigatória para a permanência na lista de espera: quem não recadastrar a criança até o dia 29 terá o cadastro cancelado a partir de 3 de outubro. Durante esse período, novas inscrições no sistema ficam suspensas.
Os pedidos de transferência entre unidades da Rede Municipal poderão ser solicitados no dia 6 de outubro, também pelo Sistema Pré-Matrícula Digital. A convocação dos pedidos acontece no dia 7 de outubro, e os responsáveis convocados devem comparecer à nova unidade em 8 de outubro para validação e entrega da documentação. As transferências dependem da existência de vaga e seguem os critérios de zoneamento e ordem de solicitação, sendo indispensável garantir primeiro a rematrícula na escola atual.
Por fim, o período de 12 a 16 de outubro será destinado às novas matrículas e à convocação da lista de espera. Nesse período, serão realizadas as inscrições para novas matrículas no Ensino Fundamental e a convocação das crianças cadastradas para a Educação Infantil, incluindo os pedidos de ampliação para o atendimento em período integral nos CDIs. Após a convocação, os responsáveis deverão comparecer às respectivas unidades de ensino, entre 19 e 23 de outubro, para entregar a documentação e efetivar a vaga.
Tags
- Ano
- Ano letivo
- Calendário
- De
- Divulga
- Gaspar
- Geral