Os projetos, com base no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, foram estruturados por uma empresa de engenharia de Indaial

Um investimento de R$ 15,4 milhões, aprovado em um programa federal de eficiência energética, vai possibilitar a modernização de 12.165 pontos de iluminação pública em oito municípios da região Sul do país. A expectativa é de uma economia anual de aproximadamente R$ 2,85 milhões aos cofres públicos, reduzindo os gastos das prefeituras com energia elétrica.

Os recursos do programa foram destinados a oito municípios, entre eles Gaspar. Os demais são: Indaial, Capivari de Baixo, Doutor Pedrinho, Imbituba, Laurentino e Presidente Getúlio, em Santa Catarina, além de Cândido Godói, no Rio Grande do Sul. O valor corresponde a aproximadamente 29% de todo o investimento destinado aos estados do Sul do país nesta etapa do programa.

Os projetos foram estruturados pela P3 Engenharia, empresa de Indaial (SC) que atua com foco em eficiência energética. A partir do trabalho dessa empresa catarinense, os recursos foram viabilizados para os municípios.

Basicamente, a iniciativa vai modernizar a iluminação pública das cidades com a remoção de luminárias obsoletas e instalação de luminárias que dispõem de maior tecnologia, garantindo mais luminosidade e menos consumo.

Além da economia para os cofres públicos, os projetos também devem gerar impactos ambientais positivos. A previsão é de uma redução de 4.183 MWh no consumo de energia por ano e de evitar a emissão de cerca de 2,7 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) ao longo da operação dos novos sistemas.

Os recursos foram disponibilizados pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel Reluz), iniciativa da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e do Ministério de Minas e Energia.

Segundo Jones Poffo, CEO da P3 Engenharia, a modernização da iluminação pública está entre as medidas com maior potencial de retorno para os municípios, uma vez que reduz custos operacionais de forma permanente e melhora a eficiência dos serviços urbanos.

"Cada vez mais os municípios buscam alternativas para modernizar sua infraestrutura sem comprometer o orçamento público. Programas como esse permitem reduzir despesas recorrentes e ampliar a capacidade de investimento em áreas prioritárias para a população. Esse resultado demonstra a importância do planejamento técnico e do conhecimento dos mecanismos de financiamento para transformar oportunidades em projetos concretos. Na P3, atuamos para conectar essas oportunidades às necessidades das cidades, gerando benefícios duradouros para a gestão pública e para a população", destaca Jones.

A P3 é especializada em administração e execução de obras, montagem de painéis elétricos, realização de laudos técnicos, projetos de eficiência energética e no ramo do mercado livre de energia. São mais de 4 mil obras atendidas em 19 estados brasileiros. A companhia conta com uma equipe de quase 200 profissionais diretos e indiretos que atuam de ponta a ponta nas obras industriais e projetos de eficiência energética, levando tranquilidade e confiança para os clientes. Mais de 7 mil painéis elétricos já foram entregues pela P3 e mais de 5 mil megawatts instalados.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • brasil
  • conservação
  • economia
  • eficiência
  • Energia
  • Energia Elétrica
  • gastos