Massa de ar frio e seco derruba as temperaturas no estado, com geada, mínimas negativas nas áreas altas e retorno da instabilidade na sexta-feira

Uma intensa massa de ar frio e seco vai predominar em Santa Catarina nesta terceira semana de junho. De acordo com a Epagri/Ciram, os catarinenses devem se preparar para um declínio acentuado nas temperaturas, marcas negativas nas áreas mais altas e condições favoráveis para geada, antes do retorno da chuva na sexta-feira (19).

Nesta segunda-feira (15/06), o dia começou sob o domínio de uma massa de ar frio combinada com uma corrente de jato superior entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O céu fica predominantemente nublado no Litoral e no Norte do estado, enquanto o Oeste e o Sul registram aberturas de sol ao longo do dia. As temperaturas máximas não devem passar dos 18°C, sob o efeito de ventos de sudoeste a sudeste.

A madrugada e o amanhecer de terça-feira (16) prometem ser os mais frios do ano até agora em várias regiões. Com o estabelecimento do ar frio e seco, os termômetros devem despencar, registrando mínimas entre -4°C e 4°C nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul, trazendo formação de geada. Nas demais regiões, as mínimas oscilam entre 5°C e 10°C, e as máximas não ultrapassam os 20°C à tarde, apesar do predomínio do sol.

Na quarta-feira (17), o cenário de frio rigoroso se repete e se expande. A previsão aponta para geada ampla do Oeste aos Planaltos, Alto Vale e áreas altas do Litoral catarinense, com mínimas novamente na casa dos -4°C a 5°C nos pontos mais elevados. O sol brilha durante o dia, elevando as máximas para marcas entre 17°C e 21°C.

Transição na quinta e chegada de frente fria na sexta

O sol e o frio ainda predominam na quinta-feira (18), com geada nas primeiras horas do dia entre o Meio-Oeste e os Planaltos (mínimas de -2°C a 5°C). No entanto, o tempo começa a mudar entre a tarde e a noite, quando a nebulosidade aumenta a partir do Oeste devido à atuação de um cavado (área de baixa pressão).

A estabilidade chega ao fim na sexta-feira (19). Uma frente fria em formação no litoral gaúcho trará instabilidade para Santa Catarina. A chuva começa pelas áreas do Oeste já pela manhã e avança para a maioria das regiões a partir da tarde. Mesmo com a instabilidade, as temperaturas máximas sobem um pouco mais antes da chuva, podendo atingir até 22°C em alguns pontos, acompanhadas de rajadas de vento do Oeste ao Sul.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Chuva
  • Epagri/Ciram
  • frente fria
  • frio
  • frio intenso
  • Geada
  • massa de ar frio
  • Previsão do Tempo
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Temperatura
  • Tempo