A escola mais antiga do município receberá homenagens por sua trajetória histórica

 A Câmara de Vereadores de Gaspar realiza na noite desta segunda-feira, dia 1º, a primeira sessão itinerante do ano. Ela vai acontecer na Escola Professor Honório Miranda, que no última sexta-feira, dia 29, completou 92 anos de atividades.

"É uma justa homenagem a uma escola que se confunde com a própria história de Gaspar, já que ambas têm a mesma idade. Trata-se da instituição de ensino mais antiga do município, parte fundamental da construção cultural e educacional da nossa cidade", afirmou o presidente do legislativo municipal e autor da proposta da sessão itinerante, vereador Ciro André Quintino (MDB).

Na oportunidade, a Câmara de Vereadores irá prestar homenagens a professores, ex-diretores e demais pessoas que ajudaram a construir a história de mais de nove décadas da instituição de ensino gasparense, que teve entre seus alunos, o atual prefeito de Gaspar, Paulo Norberto Koerich. 

Uma história que acompanha a emancipação de Gaspar

Antiga Prefeitura e primeira sede da escola
  • Antiga Prefeitura e primeira sede da escola (Fotos: ARQUIVO HISTÓRICO DE GASPAR)

Gaspar ainda dava seus primeiros passos como município emancipado quando o então interventor do Estado de Santa Catarina, Coronel Aristiliano Ramos, assinou o Decreto nº 600, em 29 de maio de 1934, criando o Grupo Escolar Professor Honório Miranda.

Era um período de intensa ebulição política e administrativa. Enquanto Blumenau ainda demonstrava focos de resistência à emancipação gasparense, o recém-nomeado prefeito Leopoldo Schramm enfrentava enormes desafios estruturais. Nesse cenário crucial, a primeira escola estadual da cidade nasceu como um forte símbolo de independência.

O início foi marcado pelo improviso: no primeiro ano, as turmas de 1ª a 4ª série funcionaram em salas cedidas pela Igreja Católica, no Salão Cristo Rei. A mudança para a sede própria e endereço atual, na Rua São Pedro, ocorreu dois anos depois, em 29 de setembro de 1936. O primeiro diretor foi Gustavo Gonzaga Arruda e, desde então, mais 19 gestores passaram pela liderança do educandário. Atualmente, a escola é comandada pela professora Ana Luisa Fantini Schmitt, que também é ex-aluna da instituição. Entre o corpo docente pioneiro, destaca-se a atuação das irmãs Humilítas. A escola atende cerca de 1.100 alunos do Ensino Médio, com turmas divididas entre os turnos matutino, vespertino e noturno.

 

Quem foi o patrono Honório Miranda?

O patrono da escola
  • O patrono da escola (Fotos: ARQUIVO HISTÓRICO DE GASPAR)

O nome da escola é uma homenagem póstuma a Honório Gomes de Miranda (1869–1928). Nascido em Tijucas (SC), filho de João Luiz Gomes de Miranda e Anna de Amorim, ele viveu grande parte de sua vida em Brusque, onde se casou com Maria Amália Laus (o casal não teve filhos).

Em Brusque, Honório dedicou sua vida ao magistério. Quando faleceu, aos 59 anos, vítima de asma cardíaca, ele atuava como diretor da Escola Feliciano Pires — instituição que hoje batiza sua biblioteca em sua memória. Reconhecido por sua forte influência e legado como educador na região, o professor foi escolhido para ser o patrono da primeira escola estadual de Gaspar, além de dar nome a outra unidade de ensino em Brusque.

Fatos históricos

Grupo de professores nos anos 1930
  • Grupo de professores nos anos 1930 (Fotos: ARQUIVO HISTÓRICO DE GASPAR)

1934

Criado o Grupo Escolar Honório Miranda, em 29 de maio, a partir do decreto nº 600 assinado pelo Interventor Federal, Coronel Aristiliano Ramos

1936

Inaugurada a sede própria da escola em 27 de setembro, na Rua São Pedro

Reunião de professores em 1939. Ao centro, o prefeito Leopoldo Schramm
  • Reunião de professores em 1939. Ao centro, o prefeito Leopoldo Schramm (Fotos: ARQUIVO HISTÓRICO DE GASPAR)

1938

Criado Curso Primário Complementar

Irmãs Humilítas com alunos nos anos 1950
  • Irmãs Humilítas com alunos nos anos 1950 (Fotos: ARQUIVO HISTÓRICO DE GASPAR)

1950

Instituído o Curso Normal Regional

1963

Criado Ginásio Normal Professor Fernando Machado Vieira, extinto em 1966

1967

Criada a classe de Ensino Especial

1974

Passou a se chamar Escola Básica Professor Honório Miranda

1977

Criada a Associação de Pais e Professores

Turma de alunos nos anos 1980
  • Turma de alunos nos anos 1980 (Fotos: Arquivo Escola Honório Miranda)

1994

Implantado o Ensino Médio de Educação Geral

1996

Inaugurada a ampliação do prédio

2000

Passa a se chamar Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda.

2008

Extinta a última turma do Ensino Fundamental

2014

Forma-se a última turma do técnico de informática.

2016

Concluída a quadra de esportes

2018

Realizada a 1ª Honório Expo Science

2019

Honório Miranda completa 85 anos

2022

Assembleia Legislativa do Estado de SC realiza sessão solene por ocasião dos 88 anos de emancipação do município

2026– Honório Miranda completa 92 anos

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Escola
  • Gaspar
  • honório