"Fraternidade e Moradia" é tema da Campanha da Fraternidade de 2026

logo RCN

Ultimas :

17/02/2026 17:03
CNBB

"Fraternidade e Moradia" é tema da Campanha da Fraternidade de 2026

Por Alexandre Melo

 Publicado 17/02/2026 16:47  – Atualizado 17/02/2026 17:03

A favelização no Brasil preocupa a CNBB
  • A favelização no Brasil preocupa a CNBB (Fotos: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Lançamento oficial será nesta quarta-feira, dia 18, em Brasília

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre, no próximo 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, em sua sede, em Brasília (DF), às 10h, oficialmente a Campanha da Fraternidade 2026. Neste ano,o tema proposto pela Igreja e à sociedade é a reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha quer iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa adequada. A escolha do tema acolhe sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas e reforça o compromisso histórico da Igreja com a defesa dos direitos sociais e da justiça.

Abertura oficial em Brasília

A abertura nacional será realizada na sede da CNBB, no Auditório Dom Helder Câmara, reunindo representantes de pastorais sociais, movimentos populares, organismos e parceiros da Igreja. O momento marca o início das mobilizações da Campanha em todo o país e apresenta oficialmente os objetivos, subsídios e propostas pastorais da edição de 2026.

A cerimônia contará com a participação do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, e contará com apresentação do tema e do lema, além do convite à participação das comunidades durante o tempo da Quaresma e divulgação de vídeos.

A experiência da comunidade católica de Trindade em Salvador (BA) de conquista da moradia digna para pessoas em situação de rua será apresentada durante a cerimônia. O trabalho é desenvolvido pelo irmão Henrique Peregrino e demonstra a ação da Igreja na promoção do acesso à moradia digna.

A CF 2026 chama atenção para dados alarmantes da realidade habitacional brasileira: 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua. Para a Campanha, a casa é a porta de entrada para todos os demais direitos. Sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade. Inspirada na Encarnação de Cristo – “Ele veio morar entre nós” -, a proposta convida à conversão pessoal e social.

Lançamento celebrativo em Aparecida

Como continuidade do lançamento nacional, a programação segue no Santuário Nacional de Aparecida (SP), fortalecendo o caráter espiritual e celebrativo da Campanha.

No dia 21 de fevereiro, às 19h30, será realizada a bênção de instalação do monumento “Cristo Sem Teto”, obra do artista canadense Timothy Schmalz, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A escultura, que retrata Jesus identificado com as pessoas em situação de rua, simboliza o apelo da Campanha à solidariedade e ao compromisso concreto com os mais vulneráveis. A celebração será conduzida pelo presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler; pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, pelo padre Jean Poul, secretário-executivo de Campanhas da CNBB e pelo padre Leandro Megeto, subsecretário-geral da CNBB.

Já no dia 22 de fevereiro, às 8h, o cardeal, nascido em Gaspar, Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, presidirá a missa de abertura da CF 2026, reunindo romeiros, agentes pastorais e fiéis de diversas regiões do país. As celebrações em Aparecida serão transmitidas pela TV Aparecida com exibição em outras emissoras católicas, ampliando o alcance da mobilização.

Cartaz da campanha tem imagem mundialmente conhecida

Cartaz da campanha tem imagem de mais de 400 anos
  • Cartaz da campanha tem imagem de mais de 400 anos (Fotos: CNBB)

A imagem escolhida para representar visualmente a Campanha da Fraternidade 2026 foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da CNBB e traz elementos simbólicos que provocam reflexão. No centro, destaca-se a escultura “Cristo sem-teto”, criada por um artista católico canadense em 2012, Timothy Schmalz, após a experiência de ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque, em Toronto.

A escultura, que tem réplicas em diversas cidades do mundo – inclusive no Brasil – mostra um homem coberto por um cobertor, com o rosto e as mãos escondidos, mas com os pés feridos, revelando ser Jesus. Há um espaço vazio no banco, convidando quem vê a se aproximar.

O Cardeal Dom Jaime Spengler é o atual presidente da CNBB
  • O Cardeal Dom Jaime Spengler é o atual presidente da CNBB (Fotos: CNBB)

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News
  • O Cardeal Dom Jaime Spengler é o atual presidente da CNBB (CNBB)

  • Cartaz da campanha tem imagem de mais de 400 anos (CNBB)

Tags

  • Campanha
  • campanha da fraternidad
  • campanha da fraternidade
  • CNBB
  • Fraternidade
  • Quaresma
  • Reflexão

Deixe seu comentário

Mais lidas