Andrei Mannchen, de apenas 18 anos, passava de moto no momento em que foi atingido pela descarga elétrica

A família de Andrei Juliano Mannchen ainda tenta entender o quede fato ocorreu na tarde de sexta-feira, 13. O jovem, de apenas 18 anos, estava de moto quando foi atingido por uma descarga elétrica provocada por um cabo rompido de alta tensão da Celesc a pouco metros do local onde trabalhava. O acidente ocorreu na Rua Maringá, bairro Salto do Norte, em Blumenau. 
Andrei, que era casado há cerca de um ano, foi sepultado na tarde deste sábado, dia 14, no cemitério do bairro Salto do Norte. O cabo de alta tensão, que provocou a tragédia, se soltou no momento em que caía um temporal em Blumenau.

No dia do acidente, a Celesc informou que “o cabo pode ter se partido em função de uma descarga atmosférica decorrente de um forte temporal registrado na região”. E, com isso, atingiu Andrei quando ele passava pela Rua Maringá, a cerca de 150 metros de onde ele trabalhava. Para atender Andrei, os bombeiros ainda precisaram aguardar a rede elétrica ser desligada. No entanto, quando conseguiram se aproximar de Andrei já não era mais possível fazer mais nada. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.

O que fazer em situações de fio de alta tensão solto

Encontrar um fio de alta tensão solto ou caído no chão é uma situação de emergência extrema, com alto risco de morte ou ferimentos graves. A eletricidade não é visível e pode estar energizada mesmo sem faíscas.

Recomendações

Nunca toque no fio de energia, mesmo que ele pareça desligado ou seja um fio de telefonia/internet (pode estar energizado por indução).
Não tente remover objetos (como árvores) que caíram sobre a rede elétrica.
Não use água para apagar faíscas ou incêndios elétricos.

Como agir:

1. Ações Imediatas de Segurança
Mantenha uma distância de pelo menos 10 metros do fio, postes caídos ou objetos que estejam em contato com ele.
Isole a área, avise outras pessoas e impeça que pedestres ou animais se aproximem.
Ligue para a Concessionária de Energia: É o primeiro órgão a ser acionado (ex: Enel, Light, Cemig, CPFL). Eles têm equipes técnicas para desligar a rede com segurança.
Ligue para os Bombeiros (193) se houver risco imediato, fogo ou alguém ferido.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Acident
  • Descarga Elétrica
  • Temporal
  • Tragédia