-
O contraceptivo é seguro, discreto e de longa duração (Fotos: Prefeitura de Blumenau)
Paciente precisará passar por consulta de planejamento familiar com médico ou enfermeiro nas unidades de saúde
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia nesta segunda-feira, dia 9, a oferta do implante subdérmico de etonogestrel, conhecido como Implanon, na rede pública de saúde. O foco inicial do programa segue as diretrizes de saúde pública para atender mulheres e adolescentes de 14 a 49 anos, com prioridade para grupos em situação de vulnerabilidade. O acesso ao dispositivo será realizado mediante uma consulta de planejamento familiar com médico ou enfermeiro nas unidades de saúde do município (AGFs e ESFs), que são a porta de entrada para o atendimento.
O fluxo de acolhimento garante que a escolha da usuária seja consciente e orientada. O método é considerado um dos mais eficazes e oferece proteção contraceptiva por até três anos. Confirmada a indicação clínica, o profissional da unidade de saúde realiza o encaminhamento ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) via Sistema de Regulação (Sisreg).
“Nosso objetivo com a oferta deste contraceptivo é fortalecer o planejamento familiar e garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao que há de mais moderno na saúde pública. Estamos investindo em prevenção e autonomia, reduzindo gestações não planejadas e qualificando o atendimento em nossa rede”, esclarece o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.
A coordenadora do Caism, Alessandra Schiesser, diz que o implante do contraceptivo é seguro, discreto e de longa duração. “O método é muito eficiente e não depende da lembrança diária da usuária. Além da praticidade e da segurança, já que ele é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço que libera hormônios continuamente, ele pode ser revertido rapidamente. Se a mulher decidir engravidar, a fertilidade costuma retornar em poucos dias após a retirada do dispositivo”, acrescenta.
Os endereços das unidades podem ser acessados em: https://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-saude/pagina/estrutura-semus.
Tags
- Adolescentes
- Autonomia
- blumenau
- Caism
- Contraceptiv
- Contraceptivo
- etonogestrel
- gestação
- Gratuito
- Implanon
- implante subdérmico
- método contraceptivo
- mulheres
- planejamento familiar
- Prevenção
- saúde
- saúde da mulher
- SEMUS
- Semus Blumenau.
- SUS
- Vulnerabilidade
Deixe seu comentário