-
Projetos desenvolvidos em duas escolas de Gaspar garantiram vaga na final estadual do Prêmio Educador Transformador (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Iniciativas desenvolvidas nas escolas Ervino Venturi e Vitório Anacleto Cardoso ganharam destaque estadual
O ano letivo começa nesta quarta-feira (4) com uma boa notícia para a educação de Gaspar. Dois projetos inscritos no 3º Prêmio Educador Transformador são finalistas da etapa estadual: “Lixo no Lixo, Ervino no Capricho”, desenvolvido na Escola Ervino Venturi, inscrito pela professora e diretora Ida Luciani Scottini; e “Educação sem Emoção é apenas Informação”, do professor de Arte Jabez Wellington Fortes, da Escola Professor Vitório Anacleto Cardoso. A lista dos classificados foi divulgada no começo de janeiro.
-
A diretoria Ida Scottini (Fotos: DIVULGAÇÃO)
"Mais uma grande conquista que nos enche de orgulho. Esse reconhecimento celebra um trabalho construído com afeto, responsabilidade e consciência ambiental. Um projeto que nasce dentro da escola, ganha vida nas mãos dos nossos alunos e se espalha pela comunidade, mostrando que educar é também transformar o mundo ao nosso redor.," – Ida Luciani Scottini, diretora da Escola Ervino Venturi
-
O professor Jabez (Fotos: REDE SOCIAL)
"Ser selecionado entre os projetos do Prêmio Educador Transformador foi uma surpresa muito grande, porque me inscrevi no ano passado sem saber o que iria acontecer e tendo em mente que muitos professores incríveis também participam com ideias inovadoras e extraordinárias. Saber que um trabalho que sempre fiz com afeto, escuta e protagonismo estudantil foi reconhecido traz uma sensação de esperança e mostra que estou no caminho certo." – Jabez Fortes, professor de Arte da Escola Vitório Anacleto Cardoso
O que é o prêmio
O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa conjunta do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, com o apoio do Instituto Ayrton Senna. O concurso reconhece e valoriza projetos educacionais inovadores de professores e gestores de todo o Brasil. Focado na educação empreendedora e transformadora, busca mobilizar e conectar práticas aplicadas da Educação Infantil ao Ensino Superior (público e privado) que resolvam desafios reais e gerem impacto social.
Simultaneamente, o prêmio oferece robusto apoio à formação continuada desses profissionais por meio de jornadas de desenvolvimento que abordam temas contemporâneos e urgentes, visando ao seu desenvolvimento integral e ao fortalecimento de práticas inovadoras.
-
A escola de Gaspar foi a 12ª do País e a segunda de SC a conquistar a certificação "Lixo Zero" (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Inspirada no tema da Bett Brasil 2025, a 3ª edição é um convite a professores e gestores educacionais de todo o Brasil a refletir sobre o tema “Educação para enfrentar crises e construir futuros sustentáveis”. Os projetos expressam uma nova forma de desenvolver práticas educacionais, oferecendo um percurso estruturado de aprimoramento dentro da plataforma Strateegia, um sistema inovador que integra inteligência artificial (IA) em uma trilha de desenvolvimento.
-
A reciclagem se tornou uma ação corriqueira na Ervino venturi (Fotos: DIVULGAÇÃO)
O primeiro colocado em cada categoria da etapa estadual avança para o nacional. Os vencedores da última etapa terão a oportunidade de participar de uma imersão internacional na Bett UK (British Educational Training and Technology Show), a maior feira global de tecnologia e inovação em educação, que acontece anualmente em Londres, na Inglaterra, com todas as despesas pagas pela organização do prêmio.
Os trabalhos concorrentes são divididos em três categorias:
I – Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas (exclusiva para professores);
II – Gestão Educacional Transformadora (exclusiva para gestores);
III – Inclusão e Sustentabilidade na Educação (aberta a professores e gestores).
Acesse aqui e confira a lista de todos os pré-selecionados
Alunos e professores da Ervino fazem o dever de casa
Segunda escola de Santa Catarina e a 12ª do Brasil a receber a certificação Lixo Zero, a Ervino Venturi está concorrendo na categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação com outros 53 trabalhos de todo o estado. O projeto "Lixo no Lixo, Ervino no Capricho" ensina as crianças desde cedo a separar corretamente os resíduos. É uma verdadeira aula de preservação do meio ambiente ao ar livre, pois diariamente os estudantes são estimulados a praticar a sustentabilidade. O lixo orgânico vai para a compostagem e o material reciclável é destinado à coleta seletiva. As famílias também são incentivadas a guardar o óleo de cozinha, que na escola vira sabão.
Toda a decoração dos eventos na escola é feita com material reciclado, assim como jogos e brinquedos. A Ervino Venturi também armazena água da chuva para regar os jardins, utilizando regadores produzidos com material reciclável trazido de casa pelos alunos. “O projeto deu super certo e agora é referência para outras escolas da rede municipal de ensino de Gaspar”, afirma a diretora Ida Scottini.
Como resultado desse trabalho coletivo, a EEB Ervino Venturi obteve outro reconhecimento importante, o de "Escola Azul". Este título é conquistado por meio do aprendizado e cuidado em ações educativas que evitam que o lixo chegue aos oceanos.
“Educação sem Emoção é Apenas Informação”
O professor de Arte da Escola Vitório Anacleto Cardoso, Jabez Fortes, concorre na categoria Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas com outros 60 trabalhos. O projeto "Educação sem Emoção é apenas Informação"utiliza a produção colaborativa de vídeos como ferramenta para fortalecer vínculos afetivos entre educador e estudantes, inspirando a expressão artística no mundo tecnológico.
-
Para Jabez, o primeiro passo para se transformar a educação é tornar a escola um ambiente em que os estudantes gostem de estar, (Fotos: DIVULGAÇÃO)
“A proposta transforma a sala de aula em um espaço de criação, onde os alunos participam ativamente de todo o processo: desde a escolha de temas e ideias até a atuação e gravação. Os vídeos abordam humor, cotidiano escolar, arte, música e questões sociais próximas da realidade dos estudantes”, explica Jabez.
O projeto existe desde 2023 com foco nas turmas do Ensino Fundamental. “A principal finalidade é fortalecer a conexão emocional entre professor e estudante, criando um ambiente de pertencimento, confiança, liberdade e respeito”, reforça o professor. Segundo ele, quando o estudante se sente ouvido e seguro, o aprendizado acontece de forma mais significativa, desenvolvendo habilidades como empatia, colaboração e autoestima.
Além disso, o projeto abre portas para no futuro, juntamente com a comunidade escolar, trabalhar questões como ética e legislação na internet, comportamento digital e segurança on-line, envolvendo famílias e psicólogos para abordar temas como golpes e os cuidados que os pais devem ter com os filhos nesse meio.
Jabez conta que a receptividade dos alunos ao projeto foi extremamente positiva. “Muitos estudantes que antes eram tímidos passaram a querer participar, a se envolver mais nas aulas e a colaborar com ideias”. Os vídeos tornaram-se um espaço seguro para talentos que nem sempre aparecem nas aulas tradicionais.
Jabez não tem dúvida de que o primeiro passo para transformar a educação é tornar a escola um ambiente em que os estudantes gostem de estar. "E isso só é possível quando relacionamos os conteúdos ao mundo deles”, acrescenta.
Quem é o professor Jabez
Jabez Wellington Fortes, 29 anos, é um professor bastante popular no meio estudantil. Natural de Concórdia, ele vive em Gaspar desde os 6 anos de idade. É formado em Música pela FURB e pós-graduado em Tecnologias e Inovação na Educação. Atua na educação há 12 anos e leciona há 8 na rede municipal de Gaspar. Além da Escola Vitório Anacleto Cardoso, Jabez também dá aulas na Escola Henrique Alfarth, em Blumenau.
700 mil seguidores
Além da sala de aula, Jabez produz conteúdo educativo nas redes sociais, onde é influenciador com mais de 700 mil seguidores (Instagram, TikTok e YouTube). “Acredito que as redes sociais sejam uma ferramenta para levantar pautas da educação e mostrar novas formas de ensinar e aprender, buscando revolucionar o sistema”, conclui o professor.
-
O professor Jabez (REDE SOCIAL)
-
A Ervino Venturi também conquistou o título de "Escola Azul" (DIVULGAÇÃO)
-
Estudantes aprendem a separar o lixo (DIVULGAÇÃO)
-
Há um grande sentimento de pertencimento dos estudantes com relação ao projeto "Lixo Zero" (DIVULGAÇÃO)
-
O cuidado com a natureza está em todos os cantos da escola do Bom Jesus (DIVULGAÇÃO)
-
Para Jabez, o primeiro passo para se transformar a educação é tornar a escola um ambiente em que os estudantes gostem de estar, (DIVULGAÇÃO)
-
A escola de Gaspar foi a 12ª do País e a segunda de SC a conquistar a certificação "Lixo Zero" (DIVULGAÇÃO)
-
Estudantes aprendem diariamente a lidar com o meio ambiente (DIVULGAÇÃO)
-
Várias ações são voltadas para o destino correto do lixo produzido na escola (DIVULGAÇÃO)
-
A reciclagem se tornou uma ação corriqueira na Ervino venturi (DIVULGAÇÃO)
-
A diretoria Ida Scottini (DIVULGAÇÃO)
Tags
- Educação
- prêmio
- Professor
- Transformador
Deixe seu comentário