-
Foi retirado mais de 35 toneladas de resíduos descartados irregularmente (Fotos: PMG)
Força-tarefa reuniu Samae e secretarias municipais para combater o descarte irregular
Uma força-tarefa realizada na manhã desta quarta-feira (28) resultou na retirada de mais de 35 toneladas de resíduos descartados irregularmente na Estrada Geral da Garuba. A ação, denominada Operação Garuba Limpa, ocorreu das 7h às 12h e reuniu equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), das secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos, Agricultura e da Vigilância Sanitária.
O principal objetivo da operação foi promover a limpeza da área afetada pelo descarte inadequado de resíduos, além de reforçar a importância da preservação ambiental e do cumprimento da legislação vigente.
Para a execução do mutirão, foram mobilizados cerca de 12 servidores, com apoio de um caminhão de carga, dois caminhões do tipo caçamba e uma retroescavadeira. O volume de material recolhido foi suficiente para encher os veículos oito vezes, com o transporte sendo realizado de forma intercalada até a empresa responsável pela reciclagem e destinação adequada.
A grande quantidade de resíduos removidos evidencia a falta de conscientização ambiental e de responsabilidade por parte de quem utiliza áreas públicas como pontos de descarte irregular. Conforme a Lei Municipal nº 3.934, o descarte inadequado de resíduos volumosos está sujeito à aplicação de multa administrativa. A Lei Municipal nº 4.024/2019 estabelece, inclusive, o valor da multa para o descarte irregular, a penalidade pode chegar a partir de R$ 1.500,00.
Além disso, a prática gera impactos diretos na saúde pública, causa danos ao meio ambiente e contribui para a proliferação do mosquito da dengue.
O Samae e a Prefeitura de Gaspar reforçam que a colaboração da comunidade é fundamental para manter a cidade limpa e ambientalmente responsável. No município, o Samae oferece gratuitamente o serviço de coleta de resíduos volumosos, mediante agendamento pelo WhatsApp da Diretoria de Resíduos, no número (47) 99286-6268.
Em caso de flagrante de descarte irregular, o morador pode acionar a fiscalização do Meio Ambiente pelo telefone fixo ou WhatsApp (47) 3091-2082.
-
Foi retirado mais de 35 toneladas de resíduos descartados irregularmente (PMG)
-
Foi retirado mais de 35 toneladas de resíduos descartados irregularmente (PMG)
Tags
- coleta de volumosos
- conscientização ambiental
- Dengue
- Descarte Irregular
- Estrada da Garuba
- fiscalização
- Gaspar
- Geral
- gestão de resíduos
- limpeza urbana
- Lixo
- Multa
- Operação Garuba Limpa
- Prefeitura de Gaspar.
- Preservação Ambiental
- Resíduos
- samae
- Saúde Pública
- toneladas
Deixe seu comentário