Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) cita nove cidades catarinenses com maior risco de tempestades, todas no Oeste do Estado

A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai provoca instabilidades ao longo do fim de semana em Santa Catarina. Apesar de não avançar sobre o estado, o fenômeno, aliado a altas temperaturas e à umidade, favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões catarinenses, com risco alto para alagamentos e enxurradas, além da possibilidade de ventos fortes e queda de granizo.

O Inmet emitiu alerta vermelho para tempestades severas no Oeste de Santa Catarina, com chuvas aciam de 100 mm, ventos intensos e granizo em nove municípios. O risco aumenta no sábado com formação de um ciclone extratropical.

O alerta abrange as seguintes cidades catarinenses, estendendo-se também para a metade Oeste do Rio Grande do Sul: Águas de Chapecó, Caibi, Caxambu do Sul, Chapecó, Guatambú, Itapiranga, Mondaí, Palmitos e São João do Oeste

Riscos Esperados

Segundo o Inmet, o volume de chuva pode ultrapassar os 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. As autoridades alertam para ventos fortes e queda de granizo, com risco para destelhamentos e queda de árvores.

Os motoristas, que circulam ou pretendem circular nas rodovias de Santa Catarina na região Oeste precisam redobrar os cuidados devido a baixa visibilidade e acúmulo de água.

Calor e Umidade potencializam temporais

A Defesa Civil de Santa Catarina destaca que o calor intenso desta sexta-feira atua como combustível para as tempestades. As temperaturas devem ultrapassar os 35°C no Extremo Oeste. A combinação desta massa de ar quente com a alta umidade favorece a formação de "nuvens de tempestade" típicas de verão, que podem surgir rapidamente entre a tarde e a noite, estendendo-se pela madrugada de sábado (10).

Previsão Crítica para Sábado: Formação de Ciclone

A situação meteorológica deve se agravar neste sábado (10). A formação de um ciclone na altura do Uruguai intensificará a instabilidade em todo o estado catarinense. A partir do início da tarde de sábado, há previsão de tempestades generalizadas. O risco é considerado alto para ventos superiores a 100 km/h, enxurradas e alagamentos severos, além da queda de granizo. Durante o dia, o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda favorece a ocorrência de chuvas em Santa Catarina. São esperadas tempestades em todas as regiões a partir do início da tarde, com maior intensidade durante a noite nas áreas litorâneas. Nesse dia, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, e chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas pontuais.

A instabilidade deve persistir até a madrugada de domingo (11). As autoridades recomendam que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e não se abrigue debaixo de árvores ou estruturas metálicas durante os ventos fortes.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Alagamentos
  • Alerta
  • Calor
  • calor intenso
  • Chuva
  • Defesa Civil
  • fim de semana