-
Moradores do Planalto catarinense foram surpreendidos com a queda brusca da temperatura no fim de semana (Fotos: SITE SÃO JOAQUIM ONLINE)
Meteorologia prevê um Janeiro de picos de calor, chuva mal distribuída, queda de temperaratura e instabilidade típica de verão em grande parte do país.
A semana começou com tempo estável e geada nas áreas mais altas de Santa Catarina, onde a temperatura antes do amanhecer chegou a 1,5ºC. Durante a semana, a região Sul do país segue sob a influência de uma massa de ar seco e frio que mantém o predomínio de sol e temperaturas amenas.
O mar permaneceu mais agitado durante a manhã e, com a persistência do vento de quadrante sul e a maré alta, seguem as condições para alagamentos costeiros em Florianópolis e Itajaí, especialmente entre a tarde desta segunda, 5, e a madrugada de terça-feira, 6. A partir da tarde, a agitação marítima começa a diminuir.
Na terça-feira, 6, o tempo permanece semelhante, com sol e variação de nuvens na maior parte do estado. No Litoral Norte e entre o Litoral e o Vale do Itajaí, há condições para chuvas fracas e isoladas nos extremos do dia, devido à circulação marítima. As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 16°C nos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e entre 14°C e 21°C no Litoral e Vale do Itajaí. À tarde, o calor se intensifica, com temperaturas que podem ultrapassar os 30°C no Oeste.
-
Hidratação é importante durante o verão (Fotos: Divulgação IMETRO)
Máximas podem chegar a 34°
A partir de quarta-feira, 7, o calor está de volta a Santa Catarina. As máximas ultrapassam os 30°C em todas as regiões, chegando a 34°C no Oeste e no Litoral Sul. Com o aumento da umidade e da instabilidade atmosférica, retornam as condições para temporais isolados típicos de verão, entre a tarde e a noite, especialmente no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira, 8, volta a chover em todo o estado, com temporais isolados e chuva pontualmente intensa. Antes da chegada das instabilidades, o calor se intensifica, com registros que podem superar os 35°C em pontos do Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Na sexta-feira, 9, o tempo não muda muito: forte calor durante o dia e instabilidades na atmosfera. Aumenta o risco de um ciclone na Argentina, que, mesmo distante, deve influenciar as regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O Grande Oeste, o Planalto Sul e o Litoral Sul apresentam risco alto para temporais com chuva intensa, alagamentos, enxurradas e danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Alagamentos costeiros
O próximo final de semana, a tendência é que a área de influência do ciclone se amplie, podendo afetar todas as regiões do estado e manter a instabilidade. As condições para alagamentos costeiros, associadas à maré astronômica da lua cheia, à maré meteorológica e à maior agitação do mar, diminuem a partir da tarde de terça-feira, 6, com a mudança da direção do vento para leste e nordeste.
Janeiro será de muito calor e temporais no final do dia
A tendência que está se verificando nos primeiros cinco dias do ano deve permanecer até o final do mês, o em todo o paísu seja, um padrão atmosférico cada vez mais característico do verão brasileiro, marcado por períodos de calor intenso, intercalados por quedas pontuais de temperatura e pela ocorrência de chuvas intensas e irregulares. Esse tipo de chuva tende a se formar principalmente nas áreas onde o aquecimento da superfície é mais intenso.
No Sul do país, a chuva ocorre de maneira irregular e localizada, mas pode ser intensa em curtos períodos, favorecida pelo aquecimento da superfície, pelo aporte de umidade disponível e avanço de frentes frias.
O cenário indica sequência de dias com picos de calor, intercalados por quedas de temperatura.
A tendência é de volumes de chuva substancialmente dentro do esperado, com distribuição irregular ao longo do mês. Áreas do Paraná, ainda assim, podem contar com chuva um pouco acima da média.
-
Hidratação é importante durante o verão (Divulgação IMETRO)
Tags
- Calor
Deixe seu comentário