Prefeitura mapeia áreas afetadas e elenca medidas emergenciais que precisam ser tomadas

A prefeitura de Gaspar decretou Situação de Emergência na cidade, nesta sexta-feira (02). A decisão foi tomada pelo Prefeito Paulo Norberto Koerich, após reunião de emergência com parte do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

“A ação é necessária, dado o impacto sofrido pela cidade nos últimos dias e ampara uma série de ações emergenciais que precisam ser realizadas a partir daqui”, explica o Prefeito.

Somente nos últimos nove dias de dezembro foram registrados 317mm de chuva, o dobro da média histórica do mês. No mesmo período a Defesa Civil recebeu 123 chamados da população. No total, 30 pessoas ficaram desalojadas e outras 25 mil foram diretamente afetadas por danos em estruturas públicas, na rede elétrica, destelhamentos, deslizamentos e alagamentos.

“O trabalho preventivo que realizamos ao longo do ano, contribuiu para que a situação não se agravasse ainda mais. Precisamos agora de medidas de resposta, para mitigar os danos e reconstruir”, complementa.

Com o decreto de Situação de Emergência, a Prefeitura poderá atuar de maneira mais estruturada em áreas como drenagem pluvial e fluvial (tubulações e valas) dentre outras ações que se fazem necessárias.

O trabalho de mapeamento continua. Cinco equipes da Defesa Civil vistoriaram hoje diferentes pontos da cidade para avaliar rachaduras em residências, pontos de deslizamento e a estrutura de pontes e pontilhões. Os profissionais identificaram situações como problemas relacionados a infiltração em via pública e deslizamentos de vias públicas. Essas demandas foram encaminhadas para a Secretaria de Obras, para providências.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Chuva
  • chuvas
  • Defesa Civil
  • Emergência
  • Geral
  • Situação de Emergência