-
Ieda, em 1963, logo após conquistar o título, e nos dias atuais (Fotos: CENTRO DE MEMÓRIA CORREIO DO POVO E REDES SOCIAIS)
Corpo da gaúcha Ieda Maria Vargas está sendo velado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
A primeira brasileira a vencer o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, morreu, aos 80 anos, nesta segunda-feira (22), em Gramado, na Serra Gaúcha. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi dada pela filha da ex-miss, Fernanda Vargas.
O velório, aberto ao público, ocorre na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A partir das 17h desta terça-feira vai acontecer a cerimônia fúnebre restrita a pessoas próximas, no Cortel Metropolitano Crematório.
-
A coroação de Ieda, em 1963 (Fotos: CENTRO DE MEMÓRIA CORREIO DO POVO-RS)
O governador Eduardo Lei se manifestou sobre a morte de Ieda. "Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história", escreveu.
Ieda conquistou o título de Miss Universo em 1963, com apenas 18 anos. Na época, o concurso era tão importante e assistido quanto a Copa do Mundo de Futebol. Ao vencer a edição, em Miami Beach, nos Estados Unidos, a gaúcha derrotou 49 candidatas de diferentes países.
A conquista foi ainda mais comemorada porque na década de 1950 o Brasil quase conquistou o título em três oportunidades, com Martha Rocha (1954), Terezinha Morango (1957) e Adalgisa Colombo (1958).
O Miss Universo, assim como a etapa nacional, foram televisionados, com altos índices de audiência.
A trajetória até o Miss Universo
Ieda iniciou sua trajetória rumo ao Miss Universo ao conquistar, no ano anterior, o título de Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul, outro concurso bastante disputado na época.
Em1963, a jovem natural de Porto Alegre, representou a capital gaúcha no Miss Rio Grande do Sul. Eleita Miss RS, ela disputou, em 22 de junho de 1963, o título de Miss Brasil, derrotando 24 candidatas num megaevento realizado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e transmitido ao vivo pela extinta TV Tupi para todo o país.
-
No retorno ao Brasil, a Miss Universo desfilou em carro aberto (Fotos: CENTRO DE MEMÓRIA CORREIO DO POVO-RS)
Em 16 de julho de 1963, ou seja, um mês depois, Ieda conquistaria o título de Miss Universo. Ao retornar dos Estados Unidos com o título de mulher mais bonita do mundo, Ieda foi recebida com muita festa. Desfilou em carro aberto e foi recebida por milhares de pessoas nas ruas de Brasília e também pelo então presidente João Goulart. Ela também desfilou pelas ruas do Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Depois dela, o Brasil voltou a conquistar o título internacional apenas uma vez: em 1968, com Martha Vasconcelos, também eleita Miss Universo. A eterna miss universo, Ieda Maria Vargas, completaria 81 anos no próximo dia 31 de e dezembro.
-
Em 1963, Ieda disputou o título contra outras 49 candidatas (Reprodução Redes Sociais)
-
A coroação de Ieda, em 1963 (CENTRO DE MEMÓRIA CORREIO DO POVO-RS)
-
No retorno ao Brasil, a Miss Universo desfilou em carro aberto (CENTRO DE MEMÓRIA CORREIO DO POVO-RS)
Deixe seu comentário