Sofia Lopes Ribeiro venceu o concurso promovido pela Prefeitura de Gaspar

Os novos trajes da realeza da Expo Gaspar 2026 foram entregues nesta segunda-feira (1). As peças foram criadas por Sofia Lopes Ribeiro, estudante de Design de Moda do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Gaspar, vencedora do concurso que definiu o Traje da Realeza da próxima edição do evento.

O concurso foi promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, em parceria com o IFSC.

As estudantes foram desafiadas a desenvolver uma coleção cápsula composta por três looks, sendo um para a rainha e dois para as princesas. As propostas deveriam valorizar a história e as tradições de Gaspar, evitar referências ao estilo country americano, considerar as cores da bandeira do município (preto, azul e amarelo) e incorporar elementos das realezas dos séculos XVIII e XIX.

Sofia conta que buscou inspiração nos trajes reais do século XVII e nas cores da bandeira de Gaspar. Ela também procurou destacar a cultura agro do município, representando produções locais como soja e arroz. A proposta resultou em uma estrutura 3D nas saias, confeccionada em crochê, que simboliza elementos da agricultura gasparense.

Sobre o processo criativo, Sofia explica: “A gente quis trabalhar com as realezas e com as mulheres que trabalhavam no campo. Por isso, a saia da rainha é levantada, representando as mulheres que, na época, precisavam evitar que suas saias sujassem enquanto trabalhavam. Também incluímos a representação dos grãos de arroz, um dos carros-chefes de Gaspar. E, na saia da rainha, temos ainda a figura de um pássaro, que simboliza proteção”, pontua a estudante.

A partir de 2026, a confecção oficial dos trajes da Expo Gaspar ficará sob responsabilidade do curso de Design de Moda do IFSC – Câmpus Gaspar. O concurso, exclusivo para estudantes do ensino superior, teve como objetivo incentivar a criatividade e reforçar a identidade agro do município.

A banca de jurados foi composta pela primeira-dama do município, Chaiane Koerich; pela diretora de Cultura, Juliana Scharf Feltrin; e pelo jornalista João Vitor Costa.

A confecção dos trajes foi realizada de forma terceirizada, com acompanhamento dos alunos e apoio da Diretoria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo. Os vestidos passarão a integrar o acervo oficial da Prefeitura de Gaspar. A realeza começará a utilizar os novos trajes nas próximas agendas oficiais.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Expo Gaspar 2026
  • Gaspar
  • Realeza
  • trajes da realeza