-
Adolf é um político bastante popular na Namíbia (Fotos: Divulgação)
Embora o nome de batismo, o político africano é bastante popular no país colonizado pela Alemanha
A Namíbia, país africano de cerca de 2,7 milhões de habitantes, chamou atenção do mundo essa semana por um fato bastante curioso. Durante as eleições distritais, um dos candidatos reeleito como conselheiro regional – o equivalente a prefeito no Brasil - chama-se Adolf Hitler Uunona. Ele venceu as eleições no distrito eleitoral de Ompundja, na região de Oshana.
Em entrevista ao jornal The Namibian, Adolf contou que já removeu formalmente “Hitler” de seus documentos de identidade, e explicou que seu nome foi dado pelo pai que desconhecia o significado histórico – associado ao ditador alemão nazista. Ele disse, ainda, que durante a infância, o seu nome nunca o incomodou, era normal. Porém, quando cresceu é que entendeu que o seu homônimo de fato queria conquistar o mundo inteiro. “Não tenho nada a ver com nada disso”, apressou-se em afirmar o político.
Mesmo com nome de batismo do ditador nazista, Adolf é um dos políticos mais popular na Namíbia. Ele conquistou a sua quinta reeleição para o conselho político regional, no pequeno distrito de Ompundja, que abriga pouco mais de 5 mil habitantes no norte do país. Em 2020, ele venceu as eleições locais com 85% dos votos.
A Namíbia tem forte ligação com a Alemanha. Afinal, o país foi colonizado por alemães no século 19. Por isso, nomes como Adolf, não são incomuns no país africano.
O período sangrento de dominação alemã resultou no genocídio de povos como herero e nama (reconhecido pela Alemanha em 2021). A colonização alemã durou até por volta de 1914/1915, quando a África do Sul dominou o território, durante a Primeira Guerra Mundial. O domínio sul-africano durou até o ano de 1990, quando Namíbia enfim tornou-se independente. .
Nome proibido
No Brasil, não existe oficialmente uma lista de nomes de pessoas proibidos de serem registrados, mas se algum pai ou mãe for a um cartório registrar o seu filho com o nome de Adolf Hitler, provavelmente não vai conseguir.
O artigo 55 da Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/76) impede o registro de prenomes que possam expor a pessoa ao ridículo ou constrangimento. Cartórios podem recusar o registro e encaminhar o caso ao juiz, que decidirá sobre a adequação do nome, como no caso de nomes como Lúcifer, Bin Laden, nomes compostos excessivamente longos ou com grafia confusa.
E quando eu não gosto do meu nome?
Se você não gosta do seu nome, pode alterá-lo indo pessoalmente a um Cartório de Registro Civil (se tiver mais de 18 anos) para iniciar o processo administrativamente, pagando a taxa de mudança, que varia entre R$ 100,00 e R$ 400,00. Se precisar de uma mudança mais complexa ou não conseguir através do cartório, será necessário entrar com um processo judicial. A pessoa também terá de apresentar documentos que possam convencer o juiz de que do motivo da sua solicitação e que a alteração não trará danos a terceiros.
-
Adolf é um político bastante popular na Namíbia (Divulgação)
Tags
- Adolf
- Entrevista
- Hitler
Deixe seu comentário