-
A meta é levar o gás natural para além do eixo litorânea de Santa Catarina (Fotos: Roberto Zacarias/Secom GOVSC)
Empresa avança na interiorização da rede de abastecimento
A SCGÁS vem conduzindo uma agenda contínua com lideranças municipais, entidades produtivas e representantes regionais para acelerar a expansão do gás natural para além do eixo litorâneo em Santa Catarina. Esses encontros, distribuídos ao longo de 2025, tiveram o papel de mapear demandas específicas de cada região, encontrar alternativas tecnológicas viáveis e estabelecer os próximos passos dos projetos de interiorização do energético. Além de ampliar o acesso ao gás natural convencional, a companhia busca diversificar o fornecimento com o uso de biometano — derivado de fontes renováveis — e com redes locais abastecidas por caminhões de Gás Natural Comprimido (GNC), modelo já consolidado em algumas cidades do Estado.
Leia também: Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Blumenau após investigação da Polícia Civil
Entre os movimentos da agenda, a SCGÁS esteve em São Lourenço d’Oeste para discutir a viabilidade de uma rede local baseada em biometano ou GNC e em Lages para consolidação do mercado consumidor no Planalto Serrano. Em Canoinhas, o diálogo ocorreu com foco no avanço da rede local no Planalto Norte, enquanto em Campos Novos as tratativas envolveram o potencial de produção e uso de biometano na região. A companhia também promoveu reuniões em Caçador, para identificação de oportunidades energéticas e econômicas, e em Chapecó, onde o perfil agroindustrial do Oeste catarinense direcionou as discussões sobre alternativas de suprimento e expansão.
O movimento reforça o compromisso da SCGÁS com soluções sob medida para a realidade geográfica e industrial de cada município, ampliando a autonomia energética, atraindo investimentos e contribuindo para a competitividade das regiões catarinenses.
Tags
- Biometano
- Caçador
- Campos Novos
- canoinhas
- Chapecó.
- Desenvolvimento Econômico
- energia renovável
- Gás Natural
- GNC
- Infraestrutura
- interiorização
- Lages
- Santa Catarina
- São Lourenço do Oeste
- SCGÁS
- Sustentabilidade
Deixe seu comentário