-
Prefeito Egídio assumiu o compromisso de reabrir o hospital universitário depois de polêmica com o Governo Federal (Fotos: Divulgação PMB)
Com aporte de R$ 1 milhão/mês, HU pode atender até 5 mil pacientes pelo SUS
Desde a segunda-feira, dia 17, os blumenauenses têm mais uma opção para atendimento de saúde. Com aporte do município de R$ 1 milhão/mês, o Hospital Universitário (HU) retomou os atendimentos, agora via Sistema Único de Saúde (SUS). A nova estrutura é um reforço significativo para a rede pública, com capacidade para realizar até 5 mil atendimentos por mês para os moradores de Blumenau.
Na fase inicial de operação, além do pronto-atendimento 24 horas, o HU oferecerá um centro cirúrgico equipado com duas salas e capacidade para cerca de 600 cirurgias/mês nas áreas de cirurgia-geral, ortopedia, urologia e cirurgia vascular. OA nova casa de saúde quer ampliar a realização de cirurgias, tanto eletivas quanto ambulatoriais.
Na parte de internação serão disponibilizados 16 leitos, além de Centro de Diagnóstico e Imagem, tomografia - com previsão de instalação até o final de 2025 - e sala para ressonância magnética, além do laboratório, que será operado por empresa terceirizada. O prefeito Egidio Ferrari comemorou a concretização do projeto. “O que estamos concretizando hoje é um marco histórico para Blumenau, transformando o Hospital Universitário em uma solução real para a nossa cidade.”
Leia também: Novo Rumo Casa de Recuperação promove 2ª Hamburgada para arrecadar fundos
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, complementa que o HU ajudará na redução de filas por diagnóstico, por meio de convênios para exames de imagem como raios-X, tomografia e ultrassonografia. Além do impacto imediato no atendimento à população, o Hospital Universitário também atuará como um polo crucial no ensino e na pesquisa, integrando as faculdades de graduação e pós-graduação da universidade e fortalecendo a interação entre saúde e educação. A gestão do HU está a cargo do Instituto Maria Schmitt (Imas), resultado de uma parceria estratégica com a Universidade Regional de Blumenau (Furb). O HU está localizado no Campus 5 da Furb, na Rua Samuel Morse, 768.
Por conta de uma polêmica, a Prefeitura de Blumenau acabou acelerando a reabertura do hospital. Em julho deste ano, o Governo Federal ofereceu a Blumenau a construção da Policlínica Regional, bastando para isso que o município cedesse um terreno, o que foi recusado pelo prefeito Egídio que, na época, alegou custos elevados com a Policlínica e afirmou que iria investir no HU da Furb.
-
Prefeito Egídio assumiu o compromisso de reabrir o hospital universitário depois de polêmica com o Governo Federal (Divulgação PMB)
Tags
- atendimento sus
- blumenau
- Cirurgias Blumenau
- Furb
- Hospital
- hospital universitário da furb
- Prefeito Egidio Ferrari
- Saúde Blumenau
- Sistema Único de Saúde
- SUS Blumenau
Deixe seu comentário