-
A ação busca desarticular toda a cadeia criminosa e reduzir os índices de furtos e roubos desses aparelhos no país (Fotos: Divulgação/Polícia Civil)
Operação integrada com a Polícia Civil do Rio de Janeiro mira esquema de receptação e desbloqueio remoto de aparelhos furtados em todo o país
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais de Blumenau (DIC), cumpriu na manhã desta segunda-feira (17) um mandado de busca e apreensão em apoio à Polícia Civil do Rio de Janeiro. A ação faz parte de uma operação nacional voltada ao combate à receptação e ao desbloqueio de celulares provenientes de furtos e roubos, prática que tem alimentado um mercado ilícito em diversos Estados.
A investigação é conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial do Rio de Janeiro (DRCPIM), que identificou um suspeito responsável por realizar desbloqueios remotos utilizando softwares hospedados em servidores internacionais. Segundo a apuração, receptadores de pelo menos onze unidades da Federação buscavam os serviços do investigado, que está preso, para reativar aparelhos subtraídos e reinseri-los no comércio informal.
Em Blumenau, os agentes localizaram o alvo da operação e o conduziram à Delegacia para prestar esclarecimentos sobre a possível receptação de celulares de origem criminosa. No estabelecimento comercial associado a ele, a equipe encontrou diversos aparelhos, que foram catalogados e encaminhados para análise a fim de verificar se possuem relação com furtos ou roubos registrados.
A operação integra esforços de Polícias Civis de vários Estados para desarticular o esquema que abastece o mercado clandestino de celulares. O objetivo é identificar e responsabilizar todos os envolvidos na cadeia criminosa, além de contribuir para a redução dos índices de furtos e roubos desses equipamentos no país.
Tags
- blumenau
- Celular
- Celulares
- Civil
- Desbloqueio
- DRCPIM
- Ilegal
- Investigação Criminal
- Mandado
- Mercado Ilegal
- operação
- Polícia
- polícia civil
- Receptação
- Rio de Janeiro
- roubo de celulares
- Santa Catarina
- Segurança Pública
Deixe seu comentário