O SAMU de Curitibanos inaugura base exclusiva para a Unidade de Suporte Avançado, ampliando a eficiência no atendimento de emergências.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Curitibanos inaugurou na terça-feira, 11 de novembro, uma base exclusiva para a Unidade de Suporte Avançado (USA), garantindo maior agilidade no atendimento de emergências na macrorregião do Meio-Oeste de Santa Catarina.

Base própria melhora tempo de resposta e estrutura para equipe

Até então, a USA compartilhava espaço com o Corpo de Bombeiros Militar, limitando a eficiência do serviço. Segundo Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, a nova sede oferece uma estrutura mais adequada, alinhada ao manual do Ministério da Saúde, para otimizar o tempo de resposta aos chamados do 192.

Leia também: Engavetamento com morte e incêndio interdita BR-376, próximo à divisa com SC

O investimento estatal foi de cerca de R$ 240 mil, contemplando adaptações físicas, mobília e equipamentos médicos modernos. A manutenção da unidade tem custo anual estimado em R$ 5,3 milhões, reforçando o compromisso em manter o padrão de excelência.

Atendimento diversificado com equipe qualificada

De janeiro a setembro de 2025, a USA de Curitibanos realizou 241 atendimentos, destacando traumas (17%), casos neurológicos (16%) e cardiovasculares (15%) como os principais tipos de ocorrências. Também foram assistidos pacientes com problemas respiratórios, gastroenterológicos e diversas outras emergências.

Leia também: Polícia Militar captura em Gaspar condenado a 75 anos por triplo homicídio qualificado

A equipe é formada por sete médicos, cinco enfermeiros, cinco condutores-socorristas e quatro auxiliares de higienização, preparados para atendimento especializado. A macrorregião do Meio-Oeste é atendida também por outras quatro USAs localizadas em Joaçaba, Caçador, Videira e Concórdia, abrangendo 51 municípios.

Compromisso com a valorização e excelência no atendimento

Carla Birolo Ferreira, diretora-geral do SAMU/FAHECE, destaca o empenho da atual gestão para valorizar os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar móvel e oferecer condições que garantam serviços de qualidade. Essa nova base reflete o planejamento estratégico de modernização e eficiência defendido desde 2022.

Autoridades locais e estaduais, como o prefeito Kleberson Luciano Lima e representantes da Secretaria de Estado da Saúde, acompanharam a inauguração, reforçando a relevância da iniciativa para a saúde pública regional.

 

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Curitibanos
  • Manutenção
  • novo SAMU de Curitibanos
  • Samu
  • SAMU de Curitibanos
  • saúde
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência