Iniciativas de duas escolas do município receberam destaque estadual pela criatividade, inclusão e domínio de conteúdo

Alunos da rede pública de Gaspar foram premiados na 40ª Feira Catarinense de Matemática, realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, em Pouso Redondo. As iniciativas, reconhecidas pela criatividade, relevância social e inovação pedagógica, reafirmam o compromisso do município com uma educação de qualidade, centrada no protagonismo estudantil.

Reconhecimento estadual para escolas de Gaspar

Os prêmios foram concedidos à EEB Prof. Dolores Kraus, na categoria Destaque em Adaptação Matemática, e à EEB Ivo D’Aquino, com o título de Destaque em Domínio de Conteúdo. Os trabalhos chegaram à etapa estadual após se destacarem na Feira Municipal de Matemática e na Feira Regional, realizada em setembro, em Blumenau.

A feira reuniu 120 trabalhos de 56 municípios catarinenses, envolvendo escolas públicas e privadas de todas as regiões. Durante dois dias, os estudantes apresentaram ao público os resultados dos projetos desenvolvidos em sala de aula, avaliados por critérios como criatividade, impacto educativo e relevância científica.

“Tic TAC Matemático”: domínio de conteúdo com prática e ludicidade

O projeto “Tic TAC Matemático”, da EEB Ivo D’Aquino, foi premiado por abordar de forma inovadora o conceito de medidas de tempo — uma dificuldade recorrente nos anos iniciais. Orientadas pela professora Débora Cristini Naumann Pereira, as estudantes Izabella de Fátima de Oliveira e Emanuely Vieira Pereira apresentaram atividades que aproximam o ensino das horas do cotidiano dos alunos, estimulando o raciocínio lógico e fortalecendo a compreensão sobre o uso do tempo.

“Adaptar é Incluir”: matemática acessível para todos

Já o projeto “Adaptar é Incluir”, da EEB Prof. Dolores Kraus, recebeu o prêmio de Destaque em Adaptação Matemática por promover inclusão e autonomia de alunos da Educação Especial. Sob orientação das professoras Rosicléia Melori Ribeiro Borges e Alanny Beatriz Souza e Silva, e com a participação do estudante Renato Deschamps Neto, o trabalho desenvolveu materiais adaptados e práticas que favorecem a coordenação motora fina, essencial para a escrita e outras atividades cotidianas.

Educação como ferramenta de transformação

Para a secretária de Educação de Gaspar, Andréia Symone Zimmermann Nagel, os resultados reforçam a importância de metodologias que incentivem a criatividade e a experimentação.

“Esses resultados mostram o quanto nossos estudantes são capazes quando têm espaço para criar, investigar e aplicar o conhecimento de forma prática. A matemática deixa de ser apenas números e se torna uma linguagem para compreender o mundo e transformar a realidade”, destacou.

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