-
Saúde em Obras: Maternidade Carmela Dutra inicia nova etapa da revitalização da Emergência, em Florianópolis (Fotos: Foto: Victória Lopes/Ascom SES)
A Maternidade Carmela Dutra realiza amplas melhorias na Emergência para modernizar atendimentos e beneficiar gestantes em Florianópolis.
A Maternidade Carmela Dutra, referência em atendimento feminino na capital catarinense, passou por uma importante transformação em seu setor de Emergência. Após a revitalização do Setor de Ultrassonografia e da primeira fase da Emergência, uma nova etapa das obras está em curso, com melhorias estruturais que prometem elevar a qualidade do atendimento para as gestantes e demais pacientes.
Atualmente, as obras incluem serviços como a aplicação de manta vinílica, atualização das redes hidrossanitárias, reparo de infiltrações, substituição de portas e revisão das instalações elétrica e lógica. Além disso, também são realizados manutenção do forro e uma nova pintura, deixando o espaço mais moderno e confortável.
Leia também: PL encerra Rota 22 em SC com encontro em Blumenau
Na etapa anterior, já haviam sido renovadas áreas essenciais para a recepção e triagem, como a sala de acolhimento e a classificação de risco, além de um consultório especial para atendimento a grávidas com síndromes respiratórias — uma demanda especialmente importante em tempos de maior cuidado com a saúde materna.
De acordo com o diretor da Maternidade Carmela Dutra, Gilberto Seemann, a Emergência atende mensalmente mais de 2.300 mulheres. “As obras continuam a todo vapor e trarão grandes benefícios, tanto para as pacientes quanto para os profissionais que atuam na unidade”, destacou.
Investimentos e impactos para a saúde materna
É importante lembrar que a Emergência da maternidade não recebia uma reforma significativa há mais de 15 anos. O investimento total ultrapassa meio milhão de reais, um esforço do Governo do Estado iniciado em 2023, que também abrangeu outras melhorias fundamentais, como a revitalização da UTI Neonatal, a ampliação do Centro Obstétrico, o aumento do espaço do Banco de Leite Humano, além da criação do Recanto das Mamães — áreas que reforçam o compromisso com a saúde materna e neonatal em Florianópolis.
Atendimento durante as obras e orientações para a população
Durante o período de reformas, os atendimentos de emergência foram transferidos para o Posto 1 da maternidade, com prioridade para gestantes consideradas de alto risco. Pacientes com casos ginecológicos que não configurem urgência são orientadas a buscar atendimento em unidades mais próximas, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas.
Além disso, o Hospital Universitário passou a receber parte dos atendimentos obstétricos, contribuindo para maior agilidade nas obras e reduzindo o impacto no serviço da Maternidade Carmela Dutra.
Tags
- atendimento gestantes
- emergência maternidade
- Florianópolis
- governo de santa catarina
- hospital maternidade em santa catarina
- maternidade carmela dutra
- Maternidade Carmela Dutra Florianópolis
- obras hospitalares
- reforma hospitalar
- Saúde Materna
- Saúde Pública
- SC
Deixe seu comentário