 
									 
									- 
								Edson Simon com a família e o vereador José Hilário Melato, propositor da moção (Fotos: PMG) 
Gasparense Edson Simon teve o reconhecimento do legislativo
A Câmara de Vereadores de Gaspar apreciou, na noite desta terça-feira (29), com uma Moção de Aplausos e Reconhecimento, o escritor Edson Simon, em reconhecimento à sua expressiva contribuição à cultura, à literatura e à educação do município. A homenagem, proposta por pelo vereador Jorge Hilário Melato, destaca o papel fundamental do autor na valorização das artes e na difusão da produção literária local.
“É muito importante reconhecermos figuras tão importantes para cultura gasparense como o Edson. Já o conheço há muito tempo e sempre vi que ele era uma pessoa diferenciada. Sempre muito sábio, muito curioso. Ele é merecedor de estar recebendo esta homenagem”, destaca o vereador Melato.
Natural de Blumenau e radicado em Gaspar, Edson Simon nasceu em 10 de janeiro de 1969. Filho de Israel Simon (in memoriam) e Vilma Eufrázio, é casado com Joise Carla Wilbert Simon e pai de Lívia Simon. Contador por formação, com pós-graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Edson construiu paralelamente uma sólida trajetória no campo literário, marcada pela sensibilidade poética e pelo compromisso com a arte e a comunidade.
Sua paixão pela literatura surgiu ainda na adolescência e, em 2005, resultou na publicação de seu primeiro livro de poemas, O Incessante Desejo de Sonhar. Desde então, lançou títulos que transitam entre a poesia e o romance, como O Farol da Sublimação (2007), Reaprendendo a Sonhar – O Jardim Secreto (2011), Teoria do Acaso (2019), As Rosas de Valverde (2021) e Pedras Migratórias (2022). Sua escrita, marcada pela observação sensível do cotidiano, reflete uma visão poética do mundo e uma profunda ligação com a natureza e a vida.
Leia também: Com novas regras, cemitérios se preparam para o Dia de Finados
Em 2009, foi um dos fundadores da Sociedade Escritores de Gaspar (SEG), entidade dedicada à promoção da literatura no município, onde também exerceu a presidência. Em reconhecimento à sua atuação cultural, foi nomeado conselheiro do Arquivo Histórico de Gaspar em 2022. No ano seguinte, idealizou o Sarau do Gaturamo, evento realizado no Espaço Terral que celebra a arte em suas múltiplas formas.
Inspirado na ave símbolo da cidade, o sarau reúne poesia, música, dança, teatro e exposições, tornando-se um dos mais relevantes espaços culturais de Gaspar.
Empresário no ramo de forros e divisórias com a empresa Siplac, Edson Simon concilia sua atividade profissional com o incentivo à cultura, ajudando a construir um cenário artístico mais vivo e acessível no município.
“É uma grata satisfação receber essa moção de aplausos e reconhecimento pela relevante contribuição à cultura, à literatura e educação em nosso município. Se o meu nome foi sugerido e aprovado, é porque minha obra, de alguma maneira, está tendo relevado alcance. É uma motivação oportuna para meus projetos em andamento”, afirmou Edson.
- 
													Edson Simon (PMG) 
Tags
- Artes
- Câmara de vereadores
- Cultura
- Edson Simon
- Educação
- escritor
- Gaspar
- Homenagem
- Literatura
- Literatura Local
- Moção de Aplausos
- Sarau do Gaturamo
- Siplac
- Sociedade de Escritores de Gaspar
- Vereador Jorge Hilário Melato
 
		 
					 
											 
											 
											 
					
Deixe seu comentário