 
									 
									- 
								O terreno da FURB foi comprado pela Prefeitura de Gaspar em 2022, por R$ 14 milhões (Fotos: ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS) 
A proposta da atual administração é erguer um parque de lazer integrado à natureza e voltado também para as crianças
O futuro parque ambiental, anunciado nesta quarta-feira, dia 29, vai ser construído numa área de 40 mil metros quadrados, no começo da Rua Itajaí, Bairro Sete de Setembro, onde funcionou por muitos anos o Horto Florestal da FURB. A área, que estava desativada, foi comprada pela Prefeitura, em abril de 2022, por R$ 14 milhões, num negócio que gerou muita polêmica na época. A mais recente proposta de ocupação do terreno, que acabou não se confirmando, era a construção do novo centro administrativo da Prefeitura.
Desta vez, a administração municipal pretende utilizar o terreno como parte da adesão de Gaspar à Rede Internacional "A Cidade das Crianças", porém, a conclusão do parque e a instalação de todos os equipamentos ainda vão depender da captação de recursos. As imagens da maquete, divulgadas pela Prefeitura nesta quarta-feira, mostram um ambiente integrado com a natureza.
 
	- 
			A ideia é ter um espaço de convivío familiar em meio à natureza (Fotos: Prefeitura de Gaspar) 
Em seu discurso, o prefeito Paulo Norberto Koerich reforçou o desejo de dar um novo destino ao local, conectando-o às políticas públicas de valorização da infância.
“O espaço nasce para ser um lugar de encontro, aprendizado e convivência, onde as famílias possam estar juntas e as crianças possam crescer com liberdade e alegria”, afirmou o chefe do executivo.
Veja também: Gaspar terá projeto inédito em Santa Catarina
Estrutura moderna e fases de implantação
De acordo com a Prefeitura, o futuro parque será construído em etapas. A primeira fase, prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026, inclui a reforma das estruturas existentes e a instalação da nova sede da Superintendência de Meio Ambiente, que ficará responsável pela gestão do espaço.
As fases seguintes ainda vão depender da captação de recursos e incluem a urbanização do entorno, pista de caminhada e corrida, lago, anfiteatro, trilhas ecológicas, pomar, playground com piso emborrachado, espaço para feiras e food trucks, área pet e um viveiro do projeto Farmácia Viva.
 
	- 
			A Prefeitura ainda terá de captar recursos para levar adiante o projeto (Fotos: DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE GASPAR) 
Próximo ao terreno onde será erguido o parque, já existem outros equipamentos que poderão se somar à proposta, como o Parque Náutico e o Complexo Esportivo João dos Santos. Além disso, a Prefeitura estaria negociando a compra de uma outra área, que está sendo leiloada pela massa falida da Olimalhas. Se concluído o negócio, pode ser que no futuro toda a região, que fica no entrocamento da Rua Itajaí, Avenida Deputado Francisco Mastella e Rodovia Jorge Lacerda, se transforme num enorme complexo ambiental e de lazer aos moldes do que já existe, por exemplo, em Blumenau, com o Parque Ramiro Rudiger.
- 
													A ideia é ter um espaço de convivío familiar em meio à natureza (Prefeitura de Gaspar) 
- 
													A Prefeitura ainda terá de captar recursos para levar adiante o projeto (DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE GASPAR) 
- 
													O parque será erguido numa área de cerca de 40 mil metros quadrados (DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE GASPAR) 
Tags
- Cidade das Crianças
- educação ambiental
- Gaspar
- lazer
- meio ambiente
- parque ambiental
- Santa Catarina
- Sustentabilidade
 
		 
					 
											 
											 
											 
					
Deixe seu comentário