Procedimento é obrigatório para quem não teve comprovação automática; aviso foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pelo extrato bancário

Cerca de quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar a prova de vida para não ter o benefício bloqueado. De acordo com o instituto, todos os segurados foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo extrato bancário onde recebem o pagamento. O aviso foi direcionado apenas aos beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema.

Após o recebimento da notificação, o prazo para realizar o procedimento é de 30 dias. A prova de vida pode ser feita de forma simples, seguindo alguns passos. Pelo site ou aplicativo Meu INSS, o usuário deve acessar sua conta, fazer login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, caso seja solicitado. Em algumas instituições financeiras, também é possível concluir o processo de forma online, pelo aplicativo ou site do banco. Quem preferir pode comparecer pessoalmente à agência responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.

Mesmo com o sistema automático implantado recentemente, o INSS alerta que, em alguns casos, a comprovação de vida não é possível sem a participação do beneficiário. Nesses casos, é fundamental que o procedimento seja feito dentro do prazo para evitar o bloqueio do benefício.

A prova de vida tem como objetivo garantir que o pagamento continue sendo feito de forma correta, evitando fraudes e protegendo o direito dos aposentados e pensionistas. O procedimento confirma que o beneficiário está vivo e assegura a continuidade do repasse.

O INSS também reforça o alerta contra golpes. Aposentados e pensionistas devem desconfiar de mensagens e ligações que solicitem dados pessoais, informem sobre bloqueio do benefício ou ofereçam falsos agendamentos. O órgão não entra em contato por WhatsApp, SMS ou aplicativos de mensagens e tampouco envia servidores às residências para coletar documentos ou realizar a prova de vida.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais oficiais: o site gov.br/inss, o aplicativo Meu INSS e a Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • Beneficiários
  • INSS
  • Prova de Vida