

-
Incêndio em subestação causa apagão durante a madrugada no país (Fotos: Agência Brasil)
Falha em reator no Paraná afetou o Sistema Interligado Nacional e interrompeu 10 mil megawatts; energia foi restabelecida em até 2h30
Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou um apagão de grandes proporções na madrugada desta terça-feira (14), afetando todas as regiões do Brasil. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência começou por volta de 0h32 e resultou na interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Falha em reator causou desligamento da subestação
O ONS informou que o incêndio desligou toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e abriu a interligação entre o Sul e o Sudeste/Centro-Oeste. No momento do incidente, o Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste, o que agravou o impacto da interrupção.
O blecaute afetou os quatro subsistemas do país:
- Região Sul: perda de cerca de 1.600 MW;
- Nordeste: 1.900 MW;
- Norte: 1.600 MW;
- Sudeste/Centro-Oeste: 4.800 MW.
Veja também: Desabastecimento de água em Ilhota faz prefeito suspender novos loteamentos
Energia restabelecida em até duas horas e meia
De acordo com o ONS, o restabelecimento da energia começou imediatamente após a identificação da falha. As regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste tiveram a carga recomposta em até 1h30, enquanto o Sul levou cerca de 2h30 para recuperar o fornecimento total.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos”, informou o órgão em nota.
Reunião técnica vai investigar causas do incêndio
O ONS convocou uma reunião emergencial com os principais agentes do setor elétrico para analisar as causas e consequências da ocorrência. Uma reunião preliminar de Análise da Perturbação está marcada até sexta-feira (17), quando serão apresentados os primeiros resultados técnicos.
O apagão, embora breve, reacende o alerta sobre a vulnerabilidade do sistema elétrico brasileiro e a necessidade de investimentos em segurança e manutenção de equipamentos de alta tensão.
Tags
- Apagão
- Blackout
- Eletricidade
- Energia Elétrica
- Incêndio
- incêndio no paraná
- Infraestrutura
- ONS
- subestação
- subestação bateias
Deixe seu comentário