Ações de atualização cadastral e crescimento econômico contribuem para a redução no número de beneficiários do programa

O número de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família em Gaspar apresentou queda nos últimos meses. Em dezembro de 2024, 1.478 famílias eram beneficiadas, número que caiu para 1.273 em setembro de 2025, representando uma redução de 13,87%, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Desde junho deste ano, uma equipe multidisciplinar realiza ações de busca ativa nos bairros da cidade, revisando e atualizando cadastros para garantir que os benefícios cheguem corretamente às famílias. Mais de 100 operações já foram realizadas, incluindo identificação de famílias com potencial de inserção no mercado de trabalho.

A diminuição é observada em praticamente todos os bairros. Os maiores índices foram registrados em Belchior Baixo (50%), Belchior Central (33,33%), Arraial D’Ouro (30,43%) e Poço Grande (28,57%). Mesmo bairros mais populosos, como Margem Esquerda, Santa Terezinha e Bela Vista, tiveram quedas significativas, entre 15% e 16%.

Segundo a Prefeitura, a redução está associada ao crescimento da geração de empregos e às novas oportunidades econômicas. Apenas neste ano, cerca de 2 mil empresas foram abertas na cidade, incluindo MEIs e empresas de pequeno, médio e grande porte, o que contribuiu para que Gaspar ocupasse a quinta posição no ranking estadual de municípios que mais geraram empregos.

O prefeito Paulo Norberto Koerich ressaltou que a diminuição no número de beneficiários reflete a integração entre políticas de assistência social e desenvolvimento econômico. “A busca ativa garante que o benefício chegue a quem realmente precisa, enquanto o incentivo à geração de empregos mostra que Gaspar está crescendo e oferecendo oportunidades para todos”, afirmou.

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News

Tags

  • bolsa
  • Bolsa Família
  • Família
  • Gaspar