

-
Mês é dedicado à prevenção e ao diagnostico precoce do câncer de mama (Fotos: Divulgação/PMG)
Ações realizadas no último sábado reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com programação voltada à saúde da mulher
O sábado, 4 de outubro, foi marcado por uma intensa mobilização nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Gaspar. Em alusão à Campanha Nacional Outubro Rosa, uma programação especial foi dedicada à saúde da mulher, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Ao longo do dia, as equipes das unidades realizaram mais de 600 atendimentos entre consultas, exames e outros procedimentos. Foram registradas 247 consultas — 113 de enfermagem, 114 médicas e 20 odontológicas —, além de 100 coletas de exame citopatológico. As atividades também incluíram 130 procedimentos de enfermagem, com 68 vacinas aplicadas, e 42 atendimentos odontológicos, ampliando o alcance dos serviços de saúde à população feminina.
O objetivo principal da mobilização foi facilitar o acesso aos atendimentos e incentivar o cuidado preventivo, especialmente entre as mulheres que, por diferentes motivos, encontram dificuldades em comparecer às unidades durante a semana.
Durante todo o mês de outubro, as ações do Outubro Rosa continuarão em todas as ESFs do município. A programação inclui atendimentos, palestras e orientações sobre autocuidado, rastreamento e prevenção de doenças, fortalecendo o compromisso da rede municipal de saúde com o bem-estar e a valorização da vida das mulheres gasparenses.
Tags
- Atendimentos Odontológicos
- câncer de mama
- Consultas
- ESF
- Estratégia Saúde da Família
- Exame Citopatológico
- exames
- Gaspar
- mutirão de saúde
- outubro rosa
- Prevenção
- saúde
- saúde da mulher
- Saúde Municipal
- Saúde Preventiva
- Unidades de Saúde
- Vacinação
Deixe seu comentário