- 
								
Evento confirmou sua força como ponto de encontro da cultura pop e geek da região (Fotos: Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
Evento fortaleceu vínculos entre a Escola Luiz Delfino com a comunidade geek em Blumenau
Kassiani Borges
[email protected]
A 3ª edição da POPCONLD, realizada no último sábado (13) na Escola de Educação Básica Luiz Delfino, em Blumenau, reuniu cerca de 950 visitantes.
O evento confirmou sua força como ponto de encontro da cultura pop e geek da região, ampliando parcerias e consolidando-se como uma experiência colaborativa entre alunos, professores e comunidade.
Entre as atrações mais procuradas, destaque para as mesas de RPG, que tiveram procura acima da capacidade, mesmo com o dobro de vagas em relação ao ano anterior. Outro momento marcante foi a apresentação da Banda Sinfônica, que surpreendeu o público ao executar trilhas sonoras icônicas, como a de Dragon Ball.
	- 
			
Orquestra Sinfônica do Teatro Carlos Gomes (Fotos: Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
Segundo a professora Monaliza Budel, uma das organizadoras, parte dos recursos arrecadados com ingressos e apoios será destinada à manutenção do evento e melhorias internas. “Os recursos excedentes são investidos em materiais para nossos laboratórios”, explicou. Embora a contabilidade final ainda esteja em andamento, ela ressaltou que a infraestrutura exigiu investimentos extras, como o aluguel de uma tenda para a área externa.
A praça de alimentação e os espaços temáticos atenderam à demanda do público e dos parceiros, mas a escola reconhece a necessidade de um auditório para qualificar ainda mais as apresentações artísticas. Quanto aos desafios, Monaliza afirma que a equipe conseguiu resolver a maioria deles na preparação prévia, com forte envolvimento de alunos e professores na organização.
Além do entretenimento, a professora destacou a relevância social do evento. “A democratização do acesso aos elementos da cultura pop e geek são parte da nossa contrapartida para a comunidade, além disso oferecemos espaço para autores independentes, a economia criativa e experiências como o RPG e a música ao vivo.”
	- 
			
Público de todas as idades prestigiou o evento (Fotos: Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
O evento também recebeu reconhecimento oficial. Na sessão desta quarta-feira (17), o vereador Bruno Cunha elogiou a iniciativa durante fala na Câmara. “É muito legal ver a comunidade envolvida e trazendo melhorias para a própria unidade escolar. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas presentes e faço aqui meu reconhecimento às professoras Morgana e Monaliza pela coragem de iniciar esse projeto que hoje é um sucesso absoluto”, pontuou.
	- 
			
Os trabalhos dos alunos (Fotos: Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
Para 2026, a expectativa é ampliar a estrutura e manter a programação em constante transformação, fortalecendo a parceria com a comunidade geek, universidades e os alunos. “Sem eles o evento não seria o mesmo. Nosso objetivo é manter esse vínculo sempre vivo”, concluiu Monaliza.
- 
													
Alunos da FURb com sala temática de fotojornalismo (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Cosplayers (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Cosplayers (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Cosplayers (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Cosplayers (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Cosplayers (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Público de todas as idades prestigiou o evento (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Orquestra Sinfônica do Teatro Carlos Gomes (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
- 
													
Os trabalhos dos alunos (Kassiani Borges/Jornal Metas)
 
Tags
- Banda Sinfônica
 - blumenau
 - Comunidade
 - Cultura
 - cultura pop
 - Educação
 - Entretenimento
 - Escola Luiz Delfino
 - evento
 - evento geek
 - Feira
 - geek
 - Monaliza Budel
 - POPCONLD
 - RPG
 - Vereador Bruno Cunha
 
		
					
											
											
											
					
Deixe seu comentário