Iniciativa da comunidade amenizou o drama diário vivido no Abrigo São Francisco

A campanha “Tigela Cheia” nasceu com a meta de arrecadar 1 tonelada de ração para o Abrigo São Francisco, localizado no bairro lagoa. A Ong acolhe e cuida de mais de 250 cães retirada das ruas da cidade ou de seus donos por maus tratos.

Praticamente metade da meta foi alcançada: 487kg. A campanha, que começou tímida entre os proprietários do abrigo, o casal Paulo e Sandra Estevão, acabou envolvendo o vereador Carlos Schmitt, o Calinho (PL). Foram quatro locais de coleta: nas agropecuárias Venturini, Gaspar e Cardeal, além do Mercado Theiss. Somente no Mercado Theiss, no Distrito do Belchior, foram doados 200 kg de ração.
Sandra e Paulo são bem conhecidos em Gaspar, por realizarem esse trabalho de acolhimento de cães há mais de 20 anos. Talvez, nem eles saibam contar quando isto exatamente começou.
Se só amor e carinho fossem suficientes para manter os animais, o casal não precisaria apelar à comunidade, mas é preciso alimentá-los. E aí a batalha é diária pela sobrevivência dos animais. Não é raro faltar ração no abrigo.

SIGA O JM NAS REDES SOCIAIS

As doações individuais, que chegam da comunidade, muitas vezes não são suficientes. Por isso, é preciso organizar campanhas de doação. Paulo e Sandra iniciaram mais essa campanha, e tiveram o reforço do vereador Calinho, que liderou a arrecadação no Belchior.

"“Todo o dia a preocupação é a mesma: ter ração para alimentar os animais. Por isso, cada doação significa mais um tigela cheia, e uma tigela cheia significa mais alegria, mais vida e menos preocupação. Quero agradecer imensamente quem ajudou”, afirma o parlamentar," – Carlos Schmitt, vereador PL

Calinho lembra que a campanha não para por aí. “Vamos chegar a 1 tonelada de ração. Quem quiser contribuir, o Mercado Theiss e os demais pontos de coleta estão de portas abertas”, incentiva.

Determinação judicial

Em dezembro de 2014, uma liminar da justiça de Gaspar determinou que a Prefeitura deveria promover políticas públicas em favor dos animais de rua, entre essas políticas está a de abastecer os abrigos de animais com ração e vacinas, bem como promover a castração dos animais e melhorar a própria estrutura de funcionamento dos abrigos no município. Procurada pela reportagem, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura admitiu que os abrigos de cães não vinham recebendo ração desde o mês passado, porém, o serviço está sendo retomado. “Já fizemos a compra de reação e voltaremos a doação, após os ajustes no credenciamento”, informou.

Tags

  • Abrigos
  • Campanha
  • Ração