

-
Objetivo é fomentar e promover o gosto pela poesia no município (Fotos: Divulgação/PMG)
Evento reúne mais de 280 participantes e valoriza a literatura como forma de expressão cultural e integração escolar
Gaspar celebra a arte da palavra nos dias 17 e 18 de setembro, com a realização da 23ª edição do Concurso de Declamação de Poesias. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Diretoria de Cultura, ocorre no auditório da Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda, em dois turnos — manhã e tarde —, com entrada gratuita e aberta à comunidade.
Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e incentivar a interpretação poética, o concurso contou com 140 inscrições e vai reunir cerca de 280 participantes entre alunos, professores e membros da comunidade escolar. As apresentações foram organizadas em 17 categorias, com declamações individuais e em grupo.
Durante os dois dias de apresentações, os concorrentes serão avaliados por uma comissão especializada, que irá considerar critérios como interpretação, entonação e dicção. Todos os declamadores irão receber medalhas de participação, enquanto os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.
Para a secretária de Educação, Andréia Symone Zimmermann Nagel, o evento vai além da competição. “A declamação de poesias é uma forma de expressar sensibilidade e revelar novos talentos em nosso município. Além disso, o concurso promove a integração entre as escolas e desperta nos alunos o interesse pela literatura. Serão dois dias em que faremos uma pausa na rotina agitada para vivenciar e apreciar o hábito da leitura e da declamação”, destacou.
Mais do que valorizar a poesia, o concurso reafirma seu papel como espaço de incentivo à leitura, descoberta de talentos e integração entre escola, biblioteca e comunidade.
Tags
- Concurso de Declamação
- Declamação
- Gaspar
- Poesia
Deixe seu comentário