

-
Novo voo com repatriados brasileiros chega hoje a Belo Horizonte (Fotos: Freepik - fanjianhua )
Mais de 1,8 mil pessoas já foram recebidas este ano em operações semanais. Acolhimento inclui apoio psicossocial e transporte.
Um novo voo com brasileiros repatriados vindos dos Estados Unidos deve chegar na noite desta quarta-feira (10) ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 19h45. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), a operação faz parte do programa Aqui é Brasil, que oferece acolhimento humanizado a cidadãos que retornam ao país de forma compulsória.
Embora o número de passageiros deste voo ainda não tenha sido divulgado, o fluxo de deportações tem aumentado. Desde fevereiro, mais de 1,8 mil brasileiros já chegaram ao Brasil em operações semelhantes.
Crescimento das deportações
De acordo com o MDHC, os Estados Unidos passaram a enviar um voo por semana com brasileiros deportados desde agosto do ano passado — antes, a frequência era quinzenal. Apenas neste ano, segundo dados da Polícia Federal, já foram registradas 1.659 deportações, número que praticamente iguala o total de 2024 (1.660).
O último voo desembarcou em Belo Horizonte na madrugada de 4 de setembro, trazendo 100 pessoas. Foi a 20ª operação do tipo em 2025.
Leia também: Gaspar terá horários especiais de ônibus para atender interessados no Feirão Educativo nesta quarta-feira
Acolhimento humanizado
Para receber os repatriados, uma equipe interministerial estará no aeroporto oferecendo alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte terrestre para o destino final de cada pessoa.
O programa envolve o MDHC, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, além da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, ANTT, governos estaduais e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O objetivo é oferecer “uma resposta articulada e humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros no exterior”, reforçando o compromisso do Estado com a dignidade das pessoas.
Tags
- acolhimento humanizado
- deportados eua
- Ministério dos Direitos Humanos
- programa Aqui é Brasil
- repatriados brasileiros
- voo confins
Deixe seu comentário