Campanha mundial de prevenção ao suicídio terá rodas de conversa, práticas de autocuidado e atividades de conscientização ao longo do mês

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, maior movimento de conscientização do mundo voltado à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Em Gaspar, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), preparou uma série de ações abertas à comunidade com foco no diálogo, no acolhimento e no incentivo à busca por ajuda.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em 2019, mais de 700 mil pessoas tiraram a própria vida no mundo, sendo que o número real pode ultrapassar 1 milhão devido à subnotificação. No Brasil, a média é de 14 mil mortes por ano, o que corresponde a cerca de 38 por dia. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta principal causa de morte, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Em Gaspar, entre janeiro e julho de 2025, o CAPS já realizou 6.396 atendimentos, um crescimento superior a 60% em comparação ao mesmo período do ano passado. O aumento reflete a maior procura de pessoas que identificaram a necessidade de acompanhamento profissional e encontraram acolhimento no serviço.

Embora o mês inteiro seja dedicado à campanha, o dia 10 de setembro é oficialmente reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Nesse período, o CAPS promoverá atividades especiais como rodas de conversa, práticas de yoga e mindfulness, além de oficinas voltadas ao autocuidado e à saúde mental. Também estão previstas ações em espaços públicos, como a mobilização “Sábado na Praça”, que acontece em 6 de setembro, das 8h às 11h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro.

O encerramento da programação ocorre em 30 de setembro, com a Assembleia Geral do CAPS, das 12h às 16h, momento destinado à apresentação e aprovação de propostas com a participação da comunidade. Durante todo o mês, o espaço também contará com decoração alusiva à campanha, momentos musicais e atividades lúdicas para reforçar a importância do tema.

O CAPS de Gaspar atende em regime de porta aberta, sem necessidade de encaminhamento, oferecendo acolhimento multiprofissional gratuito pelo SUS. Além disso, qualquer pessoa pode buscar ajuda pelo telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia.

Confira a programação completa do CAPS para o Setembro Amarelo:

Sábado na Praça
· Data: 06/09

· Horário: 8h – 11h;

· Local: Praça Getúlio Vargas, Centro, Gaspar- SC;

· Profissionais: Servidores da Secretaria da Saúde de Gaspar

Evento Circulante
· Data: 10/09 (quarta-feira);

· Horário: 8h – 16h (Período integral);

· Local: Centro de Atenção Psicossocial;

Matutino

· Abertura: Fala sobre saúde mental e distribuição de panfletos às 8h

· Grupo de Ioga: 08h30 às 9h.

· Roda de conversa: 9h às 11h.

· Profissional responsável: Instrutora de Yoga

Atividades:

· Grupo de Ioga (8h30 às 9h) – Técnicas de respiração e relaxamento para aliviar crises. Profissional responsável: Instrutora de Yoga Priscila Rizzô (voluntária).

· Roda de conversa (9h às 11h) – Objetivo: Compartilhar momentos difíceis superados e como se encontrou apoio, reforçando a ideia de que a dor não é

permanente e há sempre possibilidades de mudança.

Profissionais: Psicólogo

Vespertino

· Abertura: Fala sobre saúde mental e distribuição de panfletos às 13h.

· Grupo Mindfulness e Auto Cuidado: 13h30 às 14h30;

· Roda de conversa: 15h às 16h.

Atividades

· Mindfulness e auto cuidado (14h00 às 15h00) – Descrição: Promover a prática do mindfulness e do autocuidado como ferramentas para reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional, estimular a consciência do momento presente e a valorização de hábitos saudáveis no cotidiano.

· Profissional: Psicólogo

· Vozes Silenciadas – Vidas que Importam (15h00 às 16h00) – Descrição: Estimular empatia, escuta ativa e valorização da vida. Trabalhar sentimentos como tristeza,

isolamento, medo e esperança.

· Profissional: Psicóloga

Assembleia Geral
· Data: 30/09 (terça-feira);

· Horário: 12hàs 16h

· Local: Centro de Atenção Psicossocial;

· Descrição: Objetivo apresentar, discutir e aprovar ações promovendo a participação coletiva na tomada de decisões.

Tags

  • Acolhimento
  • Apoio
  • Bem-estar
  • CAPS Gaspar
  • CVV
  • Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  • eventos
  • Gaspar
  • prevenção ao suicídio
  • programação
  • saúde
  • Saúde Mental
  • Saúde Pública
  • Setembro
  • setembro amarelo