"Agosto Lilás" encerra com palestras e debates na Câmara Municipal

logo RCN

Ultimas :

01/09/2025 17:08
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

"Agosto Lilás" encerra com palestras e debates na Câmara Municipal

Por Alexandre Melo

 Publicado 01/09/2025 15:04  – Atualizado 01/09/2025 17:08

  • "Agosto Lilás" encerrou com palestra e debate no legislativo municipal (Fotos: Divulgação)

Comunidade e autoridades municipais participaram de evento que debateu a violênia doméstica no ambiente familiar

O “Agosto Lilás”, mês de alerta da violência doméstica, principalmente contra a mulher, encerrou em Gaspar com importantes conexões. Autoridades incluindo a presença da juíza Griselda Rezende de Matos Muniz Capellaroe do promotor de justiça Augusto Zanelato Júnior do prefeito de Gaspar, Paulo Norberto Koerich, entre outras autoridades, participaram de um encontro promovido pela comissão “OAB por Elas” na Câmara Municipal de Vereadores na noite de quinta-feira, dia 28. O foco foi a conscientização sobre acolhimento e tratamento das vítimas. Na ocasião, também foram apresentados números preocupantes da violência doméstica em Gaspar, hoje a segunda cidade do Vale do Itajaí com mais registros de casos  proporcional ao número de habitantes.

A cabo Sabrina trouxe números sobre a violênci doméstica em Gaspar que preocupam as autoriades
  • A cabo Sabrina trouxe números sobre a violênci doméstica em Gaspar que preocupam as autoriades (Fotos: DIVULGAÇÃO)

O prefeito, Paulo Koerich, disse que é preciso sair da fala e partir para a ação no atendimento às vítimas. A presidente da OAB de Gaspar, Danieli Rohr, reforçou o compromisso da OAB na defesa da dignidade e dos direitos humanos. A Dra Ana Karina Cordeiro, Advogada de Florianópolis que vivenciou um episódio de violência física contra a sua filha e fez questão de compartilhar com os presentes as dificuldades e angústias da vítima, que hoje é voluntária, atuando não só em comissões da OAB, mas montando redes de acolhimento e suporte para que as vítimas saiam do ciclo vicioso da violência.

A Cabo Sabrina, da Polícia Militar de Gaspar, que é uma das instrutoras do Programa Protetores do Lar, trouxe a reflexão da importância do acolhimento e atendimento imediato das pessoas que está inserida no contexto da violência. Sabrina trouxe números, atividades e o que a PM faz, por intermédio da Rede Catarina, para prevenir e também atender as vítimas. Ela exibiu um vídeo que emocionou os presentes feito a partir das ligações que a PM recebe das vítimas.

A advogada Maristela Soares, integrante da Comissão OAB por Elas homenageou as voluntárias no Dia Nacional do Voluntariado.

"“Neste primeiro ano de projeto já atendemos a mais de 200 mulheres na delegacia ou na assistência ao juízo. São incontáveis horas de atendimento para escuta, orientação jurídica e encaminhamento daquelas mulheres que estão fragilizadas em razão da violência doméstica”, explicou a advogada." – Maristela Soares, advogada e integrante da Comissão OAB por Elas de Gaspar

Voluntárias do programa da OAB por Elas
  • Voluntárias do programa da OAB por Elas (Fotos: DIVULGAÇÃO)

Ela finalizou afirmando que o “Agosto Lilás” passou, mas a questão da violência doméstica precisa se pauta todos os dias, para que os números possam reduzir.
No mês de setembro, os advogados da OAB por Elas estarão na Delegacia de Polícia da Comarca de Gaspar nos dias 8 e 22, das 13 às 17 horas para orientações e esclarecimentos jurídicos para aquelas pessoas que buscam medida protetiva ou querem entender o contexto em que estão inseridas e seus direitos perante a lei.

Público compareceu ao evento que tratou da violência doméstica
  • Público compareceu ao evento que tratou da violência doméstica (Fotos: Divulgação)

  • Público compareceu ao evento que tratou da violência doméstica (Divulgação)

  • Voluntárias do programa da OAB por Elas (DIVULGAÇÃO)

  • A cabo Sabrina trouxe números sobre a violênci doméstica em Gaspar que preocupam as autoriades (DIVULGAÇÃO)

Deixe seu comentário

Mais lidas