

-
Prefeito anunciou a parceria com a +Gaspar e a retomada da atualização do Plano Diretor (Fotos: PMG)
Prefeitura pretende contratar empresa para realizar a revisão do PD em vigor há quase 20 anos
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial, firmou parceria com o Instituto +Gaspar, entidade formada pelas associações empresariais AMPE, ACIG, CDL, além de empresas que se uniram para contribuir com o desenvolvimento do município. O instituto é uma associação sem fins lucrativos, inspirada em modelos adotados em outras cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Piçarras, e busca identificar oportunidades e apresentar ao município projetos executivos de obras estruturantes que possam melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população. O primeiro encontro entre a Prefeitura e o Instituto foi realizado na segunda-feira, dia 11.
O instituto tem apoio de profissionais habilitados e especialistas para realizar um diagnóstico que vai propor ideias e soluções para orientar o crescimento de Gaspar de forma planejada e sustentável. Em paralelo, a Prefeitura já trabalha na viabilização, para contratação de outra empresa que também fará a revisão do Plano Diretor, em vigor desde 2006, garantindo que todas as etapas legais e técnicas sejam cumpridas.
Apesar de atuarem de forma independente, tanto o Instituto +Gaspar quanto a Prefeitura vão trocar informações e compartilhar dados relevantes para enriquecer as análises. Essa integração permitirá que as propostas estejam alinhadas à realidade do município e que os estudos técnicos sirvam de base para decisões mais assertivas no planejamento urbano.

-
A cidade precisa de leis adequadas aos novos tempos (Fotos: Guilherme Spengler)
Para o prefeito de Gaspar, Paulo Norberto Koerich, a aproximação entre poder público e setor privado é essencial para que a cidade cresça de forma organizada e inovadora. “Ouvir quem realmente está empreendendo e conhece as necessidades do setor produtivo é fundamental. Essa troca de informações nos ajuda a planejar uma Gaspar que cresça de forma equilibrada, com infraestrutura adequada e qualidade de vida para todos”, destacou.
O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano de um município. Ele estabelece as regras e diretrizes para o uso e ocupação do solo, determinando onde e como podem ser construídos empreendimentos, quais áreas devem ser preservadas e quais investimentos são prioritários para garantir o desenvolvimento equilibrado da cidade.
O atual Plano Diretor foi instituído em 2006 e, desde então, o município passou por um crescimento significativo, tanto populacional quanto econômico. A revisão deste documento é essencial para que as políticas públicas e os projetos de infraestrutura acompanhem a realidade atual e as projeções futuras, assegurando que o desenvolvimento ocorra de forma organizada e sustentável.
O processo de revisão será realizado de forma participativa, com etapas que incluem diagnósticos técnicos, estudos urbanísticos e uma série de audiências públicas abertas à população.
Nessas reuniões, moradores, empresários, entidades e representantes de diferentes setores poderão apresentar sugestões, tirar dúvidas e contribuir para as diretrizes que vão nortear o futuro da cidade. Após essa fase, o documento final será encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores.
-
A cidade precisa de leis adequadas aos novos tempos (Guilherme Spengler)
Tags
- Acig
- Ampe
- CDL
- Desenvolvimento Urbano
- Gaspar
- Infraestrutura
- Instituto +Gaspar
- Paulo Norberto Koerich
- planejamento urbano
- Plano Diretor
- prefeitura de gaspar
- Revisão do Plano Diretor
- Sustentabilidade
Deixe seu comentário