

-
O público-alvo da vacinação em agosto são os trabalhadores do transporte intermunicipal e interestadual (Fotos: Marcelo Martins)
Ação vai até dezembro e prioriza setores estratégicos para evitar reintrodução do vírus na cidade
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), deu início em agosto a uma busca ativa para ampliar a vacinação contra o sarampo entre a população não vacinada. A estratégia segue recomendação do Ministério da Saúde e, no município, começa pelos trabalhadores da rodoviária: motoristas do transporte intermunicipal e interestadual, auxiliares de serviços gerais, atendentes, profissionais de manutenção e funcionários de estabelecimentos comerciais do local.
A medida leva em conta o aumento do risco de reintrodução do vírus no Brasil e em Santa Catarina, impulsionado pelo fluxo de brasileiros e estrangeiros não vacinados, além de casos e surtos recentes na América do Sul.
O cronograma prevê a vacinação de outros grupos nos próximos meses:
Setembro: trabalhadores da hotelaria e turismo
Outubro: trabalhadores da indústria
Novembro: motoristas de táxi e aplicativos
Dezembro: trabalhadores da saúde (rede pública e privada)
Segundo o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, a meta é garantir que todos estejam com o esquema vacinal completo. “Já tínhamos conquistado o status de eliminação do sarampo em anos anteriores. No entanto, devido à queda nas taxas de vacinação, houve ressurgimento e reintrodução do vírus. Essa busca ativa é fundamental para proteger a todos”, reforçou.
Situação atual da vacinação
A campanha contra o sarampo em Blumenau começou em junho. Até o momento, 321 crianças de 6 a 8 meses e 29 dias receberam a vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola), e 277 crianças de 9 a 11 meses e 29 dias foram imunizadas com a Dose Zero.
As vacinas estão disponíveis nos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupava e Velha. No bairro Badenfurt, a aplicação ocorre nas ESFs Geraldo Schmidt Sobrinho, Armando Odebrecht e Tereza Lescowicz.
Já a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) segue sendo ofertada nas demais unidades de saúde com sala de vacina ativa (lista em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina).
Tags
- ambulatórios
- blumenau
- Campanha
- dose zero
- dupla viral
- imunização
- postos de saúde
- Prefeitura
- rodoviária
- Santa Catarina
- sarampo
- saúde
- SEMUS
- trabalhadores
- tríplice viral
- Vacinação
Deixe seu comentário