A coragem e determinação de Kauan Felaço comoveram a cidade de Gaspar

Morreu Kauan Felaço da Conceição, de 22 anos. A história de luta do jovem contra um câncer, comoveu a cidade de Gaspar e mobilizou milhares de pessoas em campanhas para arrecadar dinheiro para o tratamento. Na noite desta quarta-feira, dia 30, a batalha de Kauan contra a doença chegou ao fim. O jovem estava internado no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Ele deixa uma filha ainda criaça, os pais Rafael e Roseli Felaço da Conceição, familiares e muitos amigos que o acompanharam ao longo da luta contra a doença. O velório acontece na Capela Mortuária Bom Pastor, em Gaspar. No começo da tarde, o corpo será levado para o Cemitério Jardim da Saudade, em Blumenau, onde será cremado a pedido do próprio Kauan.

Kauan foi diagnosticado com um tipo de câncer agressivo no final de 2023. A doença se manifestou por meio de um carcinoma de células escamosas na língua, porém, até então era uma simples afta que se agravou com o tempo, até que surgiram ínguas no pescoço. Kauan foi submetido a uma cirurgia e perdeu parte da língua. Ele ainda passou por 33 sessões de radioterapia, mas o câncer voltou ainda mais agressivo e metastático.

Foi então que os médicos prescreveram o medicamento Pembrolizumabe, que age como um imunoterápico em diversos tipos de câncer. No entanto, o medicamento não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS,) e, por isso, a família precisou entrar com um processo judicial para que o Estado pudesse fornecer o remédio. No entanto, Kauan não podia esperar e a saída foi apelar à comunidade, para arrecadar dinheiro e custear o tratamento.

Mesmo com a generosidade da comunidade - também não faltaram orações - e a aplicação de algumas doses do Pembrolizumabe, o câncer continuou avançando e a rotina entre hospitais, esperanças e momentos de angústia ficou ainda maior. Um ano e meio depois, Kauan não resistiu, embora tivesse lutado com todas as suas forças para vencer a doença. A família agradeceu todos os gestos de solidariedade e carinho pelo jovem Kauan.

A diretoria e colaboradores do Jornal Metas também se sensibilizam e se solidarizam, com a família e amigos de Kauan, por esse momento de perda.