
Curso de formação reúne mais de 900 futuros policiais penais em Santa Catarina

-
Os agentes penais recebem treinamento em várias práticas para uso no dia a dia (Fotos: Divulgação/Sejuri)
Capacitação acontece até agosto e prepara novos servidores para atuação técnica e humanizada no sistema prisional do estado
Desde o dia 7 de julho, Santa Catarina promove uma importante etapa no fortalecimento da segurança pública com a realização do Curso de Formação Profissional (CFP) para os futuros policiais penais do estado. A capacitação, que segue até o dia 2 de agosto, ocorre no Centro de Treinamento Operacional, em São Pedro de Alcântara, e abrange um total de 941 alunos, sendo 542 mulheres e 399 homens.
A formação acontece de maneira híbrida, com parte das disciplinas realizadas presencialmente e outra parte em ambiente virtual. Entre os conteúdos práticos, destaca-se o treinamento de Tiro Defensivo, conduzido diretamente nas instalações do Centro de Treinamento. Já na modalidade a distância, os participantes têm acesso a 19 disciplinas, distribuídas ao longo dos 30 dias de curso, abordando temas como Gerenciamento de Crises, Atendimento Pré-Hospitalar, Sistema de Comando de Operações, Inteligência Penitenciária, Legislação, Intervenção Prisional e Prevenção e Combate a Incêndio.
Ao término da capacitação, os novos policiais penais serão distribuídos entre as unidades prisionais de todas as regiões catarinenses, reforçando o efetivo e contribuindo para a gestão e segurança do sistema penitenciário estadual.
A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Danielle Silva Amorim, destacou a importância do CFP como etapa de valorização dos servidores. “Estamos dando mais um passo importante para qualificar e fortalecer o sistema prisional. Esses profissionais chegam com energia, conhecimento e compromisso para somar com a segurança pública de Santa Catarina”, afirmou.
Já o diretor da Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS), Marcelo Souza, ressaltou que o curso é o primeiro contato dos futuros policiais com a prática da carreira. “A formação inicial é determinante para garantir uma conduta profissional alinhada com os princípios da legalidade, da disciplina e da proteção dos direitos humanos. É um momento decisivo na construção da identidade profissional”, concluiu.
Tags
- CFP
- curso de formação
- Danielle Silva Amorim
- Formação de Policiais
- Marcelo Souza
- Penitenciária
- Polícia Penal
- Santa Catarina
- São Pedro de Alcântara
- Segurança Pública
- sistema prisional
Deixe seu comentário