
Inscrições para o Fies 2025 abrem nesta segunda-feira e seguem até 18 de julho

-
Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre (Fotos: Agência Brasil)
Processo seletivo oferece 44,8 mil vagas neste semestre; metade delas será destinada ao Fies Social, com financiamento de até 100% para inscritos no CadÚnico
Começam nesta segunda-feira, 14 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até às 23h59 do dia 18, seguindo o horário de Brasília. As inscrições são gratuitas.
O edital, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 9, detalha as regras do programa, que neste semestre oferta 44.867 vagas. Desde sua criação em 2001, o Fies tem como missão ampliar o acesso ao ensino superior privado por meio de financiamento estudantil.
Para participar, os candidatos devem ter feito o Enem a partir da edição de 2010, alcançar média mínima de 450 pontos nas provas, sem ter zerado a redação, além de comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554, em 2025).
Metade das vagas será destinada ao Fies Social, modalidade criada em 2024. Nela, o financiamento pode chegar a 100% do valor cobrado pela instituição de ensino. Para concorrer, é preciso ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759). O programa também reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A seleção levará em conta as maiores notas do Enem, observando os grupos de preferência e tipo de vaga. Candidatos que já possuem diploma de curso superior ou que ainda estão utilizando financiamento anterior do Fies ou do extinto Programa de Crédito Educativo (PCE) não podem participar.
O resultado da chamada única será divulgado em 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar sua inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for convocado entrará automaticamente na lista de espera, que será utilizada entre 5 de agosto e 19 de setembro.
O MEC reforça que todos os candidatos devem acompanhar com atenção os prazos e procedimentos definidos no edital.
Tags
- Cadúnic
- faculdade
- Fies
- financiamento estudantil
- Ministério da Educação
Deixe seu comentário