
Inscrições abertas para o Universidade Gratuita e Fumdesc: mais de 50 mil estudantes já foram beneficiados em SC

-
Os estudantes terão até 17 de julho, às 19h, para finalizarem as inscrições (Fotos: Marco Favero/Arquivo/Secom)
Programas do Governo de Santa Catarina oferecem acesso ao ensino superior com inscrições abertas até 17 de julho
Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 7 de julho, as inscrições para o segundo semestre de 2025 nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense), do Governo de Santa Catarina. As iniciativas já contemplam mais de 50 mil estudantes em todo o estado e têm como foco ampliar o acesso ao ensino superior para jovens que estudaram em escolas públicas e possuem baixa renda familiar.
Para participar, os interessados devem realizar o cadastro no sistema oficial e apresentar os documentos comprobatórios às instituições universitárias até o dia 17 de julho, às 19h, prazo final para conclusão da inscrição. A partir de 18 de julho, será liberado o acesso à consulta dos cadastros, e possíveis correções poderão ser feitas entre os dias 29 e 31 de julho.
Caso o estudante seja contemplado, ele será notificado por e-mail e deverá assinar o Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Somente após a assinatura do CAFE pela Secretaria de Estado da Educação (SED), será liberada a assinatura dos recibos. O não cumprimento de qualquer etapa pode resultar na perda do benefício.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância da iniciativa: “O Universidade Gratuita é a maior política educacional da história de Santa Catarina e já alcança 54% dos estudantes das instituições comunitárias do estado. É uma nova oportunidade para garantir acesso ao ensino superior de qualidade.”
Para tornar o processo mais ágil e seguro, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) implementou uma ferramenta tecnológica que identifica, em menos de 24 horas, possíveis inconsistências nos dados dos candidatos. Desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE, a solução será aplicada ainda neste semestre e promete mais eficiência no controle e análise dos cadastros.
Além disso, a Secretaria de Educação lançou um simulador online do Índice de Carência (IC), que permite aos estudantes avaliar sua elegibilidade antes mesmo da inscrição. Entre outras melhorias, os editais passaram a ser publicados com antecedência, e agora as inscrições e concessões ocorrem antes do início das aulas.
Atualmente, 82% dos contemplados nos dois programas estudaram em escolas públicas estaduais e 85% trabalham e estudam simultaneamente, reforçando o impacto social das iniciativas. Os estudantes contemplados pelo Universidade Gratuita têm renda média de R$ 2.256,40, e no Fumdesc, de R$ 2.022,78. A meta do governo estadual é alcançar até 70 mil estudantes beneficiados até 2026.
Todas as informações, critérios e etapas de inscrição estão disponíveis nos sites dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc.
Tags
- 2025
- Bolsas de Estudo
- Educação
- Ensino Superior
- estudantes
- Fumdesc
- governo de sc
- Índice de Carência
- Inscrições
- Luciane Bisognin Ceretta
- Santa Catarina
- Universidade gratuita
Deixe seu comentário