
Morre a professora Cláudia Pamplona, aos 96 anos de idade

-
Cláudia Pamplona. Dona Dintcha (Fotos: Crédito: Fabiana Moser)
Dona Dintcha, como era conhecida, deu aulas na rede de ensino do município por muitos anos
Gaspar se despede da professora Cláudia Pamplona. Dona Dintcha, como era conhecida, deu aulas na por muitos anos na rede de ensino do município. Ela tinha 96 anos de idade e morreu em sua residência, no bairro Santa Terezinha, na manhã desta quarta-feira, dia 2. Ela deixa a filha, a também professora e pesquisadora Leda Maria Baptista, atualmente responsável pelo Arquivo Histórico do Município. Além da única filha, dona Cláudia deixa três netos: Cristóvão Filho, Isabel e Paulo, e duas bisnetas: Beatriz e Heloisa.
O velório inicia às 8 horas da manhã desta quinta-feira, dia 3, na Casa Mortuária Bom Pastor, junto ao Cemitério do Bairro Santa Terezinha, e o sepultamento está marcado para às 15h também desta quinta-feira.
A direção do Jornal Metas e sua equipe se solidarizam com a família Baptista neste momento de tristeza pela perda do ente querido.
Filha de comerciantes

-
Claudia com o marido José e a filha Leda Maria (1953) (Fotos: ARQUIVO PESSOAL)
A professora Cláudia Pamplona nasceu em Gaspar, na atual Rua Barão do Rio Branco, em 08 de novembro de 1928. Filha do comerciante e agricultor Arthur Schneider e de Catharina Hahnemann.
Foi aluna da Escola Pública de Gaspar (situada ao lado da 1º prefeitura) e do novo Grupo Escola Professor Honório Miranda, onde concluiu em 1942 o curso complementar.
Casou-se com José Pamplona, mecânico. Tiveram uma filha: Leda Maria Baptista, também formada no Magistério. Dona Dintcha sempre residiu na Rua Barão do Rio Branco, número 1.115.
Ela lecionou na Escola Isolada Desvio Estrada de Brusque (atual Ervino Venturi) ao longo da década de 1950 e na Escola I. E de Gaspar Mirim (Atual Aninha Pamplona Rosa) entre os anos de 1960/1970. Foi também costureira de roupas sob medidas para senhoras e crianças e auxiliou o marido na sua Oficina Mecânica São José. Dedicada às prendas domésticas e às flores, muito contribui para educação de seus netos Cristóvão A. B. Filho, Isabel Cristina e Paulo José.
Fonte: Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz
Organização: Leda Maria Baptista/2020
Gaspar, março de 2021

-
Comunicado da família (Fotos: DIVULGAÇÃO)
-
Comunicado da família (DIVULGAÇÃO)
-
Claudia com o marido José e a filha Leda Maria (1953) (ARQUIVO PESSOAL)
-
Cláudia Pamplona, dona Dintcha. (Crédito: Fabiana Moser)
-
Cláudia Pamplona, dona Dintcha. (Crédito: Fabiana Moser)
-
Cláudia Pamplona, dona Dintcha. (Crédito: Fabiana Moser)
-
Cláudia Pamplona, dona Dintcha. (Crédito: Fabiana Moser)
-
Cláudia Pamplona, dona Dintcha. (Crédito: Fabiana Moser)
Deixe seu comentário