
Prouni 2025: inscrições abertas para mais de 211 mil bolsas em universidades particulares

-
Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até 4 de julho (Fotos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Prazo vai até 4 de julho; programa oferece bolsas integrais e parciais em 887 instituições de ensino em todo o Brasil
As inscrições para o segundo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2025 estão abertas. Gratuitas e exclusivamente pela internet, as inscrições devem ser realizadas até 4 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho; a segunda, no dia 28.
Nesta edição, o programa oferece mais de 211 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil — sendo 118.429 bolsas integrais (100% da mensalidade) e 92.390 parciais (50%). As vagas abrangem mais de 370 cursos em 887 universidades, faculdades e centros universitários.
Podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio e tenham feito o Enem em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Não é permitido participar como “treineiro” — categoria do Enem usada por quem ainda não concluiu o ensino médio. O sistema usará automaticamente a melhor média obtida entre as duas edições do exame.
Para concorrer, o candidato também precisa atender a pelo menos um dos seguintes critérios:
Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
Ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada como bolsista integral ou parcial;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública concorrendo a cursos de licenciatura e pedagogia (neste caso, sem exigência de renda familiar).
Além disso, quem optar por bolsas integrais deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; já para bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos por pessoa.
A classificação dos candidatos será feita com base nas notas do Enem, levando em conta a modalidade de concorrência escolhida (ampla concorrência ou políticas afirmativas). Professores da rede pública com interesse em cursos de licenciatura terão prioridade, seguidos por candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública.
Quem não for convocado nas chamadas regulares poderá manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto, com divulgação dos resultados no dia 22.
Cronograma completo do Prouni 2/2025:
Inscrições: 30 de junho a 4 de julho
1ª chamada: 7 de julho
2ª chamada: 28 de julho
Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de agosto
Resultado da lista de espera: 22 de agosto
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica, sendo voltado a estudantes de baixa renda que não possuem diploma de ensino superior. O programa ocorre duas vezes por ano.
Deixe seu comentário