
Depois da chuva, sol reaparece e traz junto onda de frio

-
A cidade mais frio de SC teve sensação térmica de -25oC (Fotos: PORTAL URUPEMA)
Massa de ar frio deve permanecer sobre o estado, no mínimo, até quinta-feira
As temperaturas seguem próximas a 0°C em Santa Catarina nesta terça-feira (1º), com os termômetros não ultrapassando os 10°C em grande parte do estado. Na Serra Catarinense, o frio promete ser ainda mais intenso: em Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil, os termômetros marcaram -6°C durante a madrugada, porém, a sensação térmica, de acordo com a Epagri/SC, chegou a -25°C por volta das 6 horas da manhã.
A noite de segunda-feira (30) também foi marcada por um fenômeno raro: uma leve neve foi registrada no distrito de Cruzeiro, em São Joaquim. O fenômeno foi confirmado pelo meteorologista Ronaldo Coutinho, do Climaterra, que registrou o momento em que a temperatura local estava em 0,3°C. Cruzeiro, situado a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade, é uma das regiões mais propensas a esse tipo de ocorrência devido à altitude elevada e condições climáticas específicas.
Apesar do frio intenso, a boa notícia é o retorno do sol nesta terça, o que pode elevar um pouco as temperaturas ao longo do dia. No entanto, as noites seguirão geladas. Em Gaspar e no restante do Vale do Itajaí, a temperatura não deve passar dos 12°C.
Segundo os meteorologistas, essa massa de ar polar deve permanecer sobre o estado pelo menos até quinta-feira (3), quando começa a perder força gradualmente. As temperaturas em Urupema devem continuar negativas até o fim da semana, com previsão de mínima de 3°C e máxima de 10°C na sexta-feira (4).
A previsão indica tempo seco nos próximos dias, com possibilidade de chuva apenas no início da próxima semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para onda frio, ou seja, as pessoas devem se proteger e evitar sair à noite de casa.
-
A neve voltou à Serra Catarinense (GRUTA BOM SENSO/URUBICI)
Deixe seu comentário