
Festival Escolar da Canção abre julho com recorde de inscritos no Festinver 2025

-
As apresentações acontecem nos dias 1º, 2 e 3 de julho, na Escola Norma Sabel, com entrada gratuita (Fotos: Divulgação/PMG)
Com 95 apresentações e novas categorias fortalecidas, o FEC reforça o vínculo entre cultura, educação e participação da comunidade em Gaspar
Julho começa em Gaspar com um dos momentos mais esperados do Festinver 2025: o Festival Escolar da Canção (FEC), que chega à 33ª edição registrando recorde de inscrições. Ao todo, serão 95 apresentações ao longo dos três primeiros dias do mês, divididas em 16 categorias que contemplam desde crianças de seis anos até pais de alunos e servidores da educação.
O evento ocorre na Escola de Educação Básica Norma Sabel, na Margem Esquerda, com entrada gratuita para o público. Um dos destaques desta edição é o crescimento nas inscrições de categorias que historicamente contavam com menos participantes. A categoria de Educação Especial, por exemplo, saltou de uma para quatro inscrições; entre servidores municipais, são 14 participantes; e entre os pais de alunos, nove inscrições — um aumento significativo em relação ao ano anterior.
Para Juliana Scharf Feltrin, diretora de Cultura do município, os números reforçam a importância do FEC na valorização da expressão artística entre estudantes e comunidade. “Esse crescimento mostra que o evento está vivo, se expandindo e envolvendo ainda mais pessoas”, comenta. Além disso, os vencedores da categoria Música Autoral já garantem vaga no Festival Quebra Tigela, que será realizado no dia 19 de julho, no Espaço Terral.
A secretária de Educação, Andréia Symone Zimmermann Nagel, também celebra o impacto do festival. “O FEC é mais do que um evento cultural. Ele mobiliza escolas, famílias e estimula a criatividade, conectando educação e cultura de forma transformadora”, afirma.
O Festival de Inverno de Gaspar, o Festinver, é promovido pela Prefeitura por meio da Diretoria de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo. Com uma programação eclética, o evento busca dar visibilidade ao potencial cultural da cidade, oferecendo atividades para diferentes públicos ao longo de todo o mês.
Além do FEC, a programação inclui atrações como a Mostra Cultural “Casa das Oficinas”, realizada na comunidade Santa Clara, e o “Dia do Rock”, no Espaço Terral. Outro destaque é o 4º Drum Fest de Gaspar, voltado ao universo da bateria e percussão, além do “Agitação”, no Ginásio João dos Santos.
O encerramento do Festinver 2025 está marcado para o dia 1º de agosto com uma apresentação internacional: a Orchestra Sinfonica Città di Venegono Inferiore, da Itália, que se apresenta na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. A apresentação integra a programação oficial em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Deixe seu comentário