Equipamentos serão utilizados em entrevistas domiciliares, agilizando o atendimento das famílias de baixa renda

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na sexta-feira (13) a entrega de cinco novos tablets para as equipes responsáveis pelo Cadastro Único (CadÚnico) no município. Os equipamentos serão utilizados nas entrevistas domiciliares feitas com famílias de baixa renda, e visam otimizar e agilizar os atendimentos realizados pelos entrevistadores sociais.

A aquisição dos dispositivos eletrônicos representa um avanço importante na rotina dos profissionais, especialmente após a implementação do novo sistema do CadÚnico, em vigor desde março. Entre as inovações está a possibilidade de preenchimento dos dados por meio de um aplicativo com funcionamento off-line, o que permite o cadastramento mesmo em locais com sinal de internet instável ou inexistente.

Segundo a secretária de Assistência Social, Neusa Pasta Felizetti, a tecnologia contribuirá para tornar o processo mais eficiente. “Com os novos tablets, poderemos agilizar os atendimentos e garantir uma coleta de dados mais precisa e segura, o que resulta em um serviço de maior qualidade para a população”, afirma.

Além de acelerar as entrevistas, a digitalização elimina a necessidade de retrabalho, já que as informações são inseridas diretamente no sistema durante a visita, substituindo os antigos formulários manuais.

O CadÚnico é uma ferramenta essencial para a identificação e caracterização socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil. Em Gaspar, o serviço pode ser solicitado por qualquer responsável familiar com no mínimo 16 anos.