Defesa Civil alerta para frio intenso, chance de neve e riscos à saúde; sensação térmica será ainda mais baixa devido aos ventos

A chegada de uma massa de ar seco e frio após a passagem de uma frente fria vai provocar uma acentuada queda nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina a partir desta quarta-feira (28), conforme alerta emitido pela Defesa Civil estadual. O frio será persistente e deve se estender até o domingo (1º), especialmente durante as noites e madrugadas.

As mínimas mais rigorosas devem ser registradas já na noite de quarta, podendo ficar abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas da Serra. No Meio-Oeste e nos Planaltos, as temperaturas devem oscilar entre 1°C e 5°C, enquanto no Extremo Oeste os termômetros devem marcar cerca de 5°C. Já no Litoral e áreas próximas, as mínimas devem ficar em torno de 10°C.

Além das temperaturas negativas, há possibilidade de precipitação de neve, especialmente entre os Planaltos e o Meio-Oeste, na quinta-feira (29). Contudo, os meteorologistas alertam que este tipo de fenômeno tem baixa previsibilidade, sendo necessário acompanhar as próximas atualizações dos órgãos oficiais.

A sensação de frio será intensificada por ventos fortes previstos para o Litoral e o Planalto Sul, entre quarta e quinta-feira. A Defesa Civil reforça o alerta para riscos relacionados ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além da chance de congelamento de rodovias e tubulações em regiões mais vulneráveis.

Na quinta-feira, mesmo com o retorno do sol em algumas áreas, o frio persiste. As temperaturas máximas não devem ultrapassar 3°C no Planalto Sul e devem variar entre 2°C e 7°C nos Planaltos e Meio-Oeste. No Litoral e no Vale do Itajaí, as máximas devem oscilar entre 8°C e 16°C.

A massa de ar frio continua atuando sobre o estado até pelo menos domingo (1º), mantendo o clima gelado sobretudo à noite e ao amanhecer. Geadas amplas estão previstas para boa parte do território catarinense. Durante as tardes, as temperaturas devem subir discretamente, mas ainda permanecerão abaixo dos 20°C.