
Gaspar celebrou Dia da Vitória

-
Solenidade reuniu bom público na Praça Getúlio Vargas (Fotos: Alexandre melo/JORNAL METAS)
Cerimônia, que lembrou os 80 anos da rendição da Alemanha, reuniu militares, familiares e sociedade civil
A Praça Getúlio Vargas, no centro de Gaspar, foi palco, na manhã de quinta-feira, dia 8, da cerimônia em comemoração aos 80 anos do Dia da Vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. O evento homenageou os soldados gasparenses que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Estudantes, professores, familiares, amigos, a banda do 23º Batalhão de Infantaria, além de autoridades militares e civis de Gaspar, Blumenau e região, estiveram presentes em frente ao Memorial da FEB Filhos de Gaspar.
A data relembra a participação de 40 soldados de Gaspar na Segunda Guerra Mundial. Desses, 20 foram enviados para a Europa e 20 permaneceram em prontidão, protegendo a costa de Santa Catarina. O Brasil foi o único país da América Latina a enviar tropas para combater na guerra. O Dia da Vitória é celebrado em 8 de maio, data em que foi oficialmente anunciado o fim do conflito, em 1945, marcando um novo capítulo na vida dos soldados brasileiros.
“Nosso agradecimento especial aos familiares dos expedicionários e soldados gasparenses. Esta homenagem reafirma nosso compromisso com a valorização da memória, com a cultura de respeito à pátria e com o incentivo à reflexão necessária para construirmos o Brasil que sonhamos para as futuras gerações”, destacou o prefeito de Gaspar, Paulo Norberto Koerich.
Dona Lizete Berti, filha de Albelino Alberto Schmitt, soldado que atuou em prontidão durante a guerra, disse que o pai foi um herói, e lamentou que ele não estivesse mais vivo para receber essa homenagem. Ela afirmou que se sente orgulhosa por ser filha de um herói e destacou a importância de manter viva a memória dos combatentes. “Ele contava muitas histórias daquele tempo. Acredito que foram momentos tristes e felizes. Por isso, todo ano precisamos valorizar essa data, pois ela é muito importante para todos os filhos de Gaspar”, ressaltou.
A cerimônia celebrou os 80 anos de uma história que permanece viva na memória de Gaspar e, especialmente, dos familiares que enfrentaram a dor e a incerteza de ver seus entes queridos partirem para a guerra. Este ano marcou a terceira edição da cerimônia, que promete seguir sendo celebrada nos próximos anos.
-
Solenidade reuniu bom público na Praça Getúlio Vargas (Alexandre melo/JORNAL METAS)
-
Familiares receberam diplomas de reconhecimento pela bravura dos ex-pracinhas (Kassiani Borges/Jornal Metas)
-
Familiares receberam diplomas de reconhecimento pela bravura dos ex-pracinhas (Kassiani Borges/Jornal Metas)
-
Solenidade reuniu bom público na Praça Getúlio Vargas (Kassiani Borges/Jornal Metas)
-
Associação de Veteranos do 23º BI, veterano de Jaraguá do Sul e familiares dos ex-pracinhas (FOTO: PMG)
-
Militar de Jaraguá do Sul (FOTO: PMG)
Tags
- Gaspar
- guerra
- soldados
- vitória
Deixe seu comentário