
IFSC Gaspar elege novo diretor-geral nesta quinta-feira (15)

-
Em Gaspar, dois candidatos concorrem ao cargo de diretor geral do IFSC (Fotos: DIVULGAÇÃO)
A votação direta, com a participação de técnicos, professores e estudantes, acontece em 22 câmpus e na reitoria do Instituto, na capital
Na próxima quinta-feira, dia 15, servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina escolhem, em primeiro turno, o reitor e 22 diretores-gerais de câmpus, entre eles o de Gaspar. Dois candidatos disputam a direção do IFSC/Gaspar: a professora Glaucia Marian Tenfen e o professor Yuri Lopes Adib Salomão. O mandato inicia este ano e vai até 2029. De acordo com a instituição, esse será o maior processo eleitoral da história do IFSC, envolvendo 22 câmpus e quase 40 candidatos, sendo três na disputa à Reitoria.
Pela segunda vez, o processo eleitoral poderá ocorrer em até dois turnos. Participam da votação os servidores docentes e técnicos-administrativos que fazem parte do quadro de pessoal ativo permanente do IFSC, além dos alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes, cursos de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância, até a data de homologação das candidaturas.
A votação
A votação será presencial, nas seções eleitorais organizadas pelas comissões eleitorais locais. Ela inicia às 9 horas e segue até 21h. O processo será realizado com uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Conforme o regulamento do processo eleitoral, todos os servidores e alunos têm direito a voto para o cargo de reitor(a). Já para a escolha dos diretores(a)-gerais, votam os estudantes e os servidores lotados nos respectivos câmpus.
Para votar, os eleitores devem apresentar documento de comprovação de vínculo institucional (crachá, no caso dos servidores, e carteira estudantil, no caso dos estudantes) ou outro documento oficial de identificação com foto.
Os alunos dos cursos à distância podem exercer seu direito ao voto para reitor(a) e diretor(a)-geral no câmpus onde estão regularmente matriculados. Também podem optar por votar em trânsito, em outro câmpus, neste caso votando apenas para o cargo de Reitor(a).
Apuração e resultados
A apuração dos votos será iniciada após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados na sexta-feira, dia 16, até as 14h. Serão vencedores os candidatos que obtiverem maior índice de votação, ou seja, 2/3 dos votos nos três grupos: Técnicos Administrativos, professores e alunos. Caso o índice obtido pelo primeiro colocado não seja superior ao somatório dos índices dos demais candidatos, será realizado o segundo turno. Em Gaspar, por ter apenas dois candidatos não haverá segundo turno.
Os candidatos do Câmpus Gaspar
No Câmpus Gaspar são 1.316 votantes, sendo 1.219 estudantes. Além do voto para diretor do Câmpus, eles também votarão para eleger o reitor do IFSC.

-
Glaucia é servidora do IFSC desde 2011 (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Quem é Glaucia Tenfen?
Servidora do IFSC Gaspar desde 2011, Glaucia Marian Tenfen é Bacharela em Administração e Doutora em Ciências Contábeis e Administração. Atualmente é responsável pelas unidades curriculares da área de Gestão e Negócios. No IFSC Gaspar, Glaucia iniciou com aulas nos cursos de formação inicial e continuada. “Orgulho-me em fazer parte de um grupo de servidores que, desde o início do câmpus, queria fazer a diferença positiva na vida das pessoas da comunidade local”, diz a candidata. Antes de ingressar no IFSC/Gaspar, Glaucia atuou na administradora pública, sendo docente em cursos superiores na região desde 2005, coordenadora de extensão e empreendedora.
Na gestão do câmpus, a experiência da candidata vem desde 2012, com as coordenações do curso técnico em Administração do IFSC, que foi o primeiro a ser ofertado no IFSC em 2011 e dos cursos PRONATEC. Ela foi coordenadora de Ensino e Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão de 2016 a 2020. Em 2024, assumiu a coordenação do curso de Processos Gerenciais e atualmente é representante docente no Colegiado do Câmpus. “Apresento-me como candidata à Direção Geral do Câmpus Gaspar comprometida com a missão do IFSC e com a construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo, em que a diversidade seja valorizada em todas as suas formas. Quero, ainda, resgatar laços que se perderam ao longo do tempo, fortalecer a colaboração e promover a qualidade de vida no trabalho, para que cada servidor se sinta respeitado, ouvido e motivado a contribuir para o futuro de nosso câmpus”, afirma Glaucia.
A candidata terá na chapa a professora Geannine Martins, para o cargo de coordenador do Departamento de Pesquisa e Extensão, e Ricardo Menezes, para chefia do Departamento de Administração.
Acesse aqui as propostas da candidata Glaucia Tenfen

-
Yuri Salomão é professor de Química (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Quem é Yuri Salomão?
Mestre em Química e especialista em Gestão Escolar, o professor Yuri Salomão é servidor do IFSC Gaspar desde 2011. Entre as suas bandeiras está a de promover uma gestão democrática e participativa e aprimorar a infraestrutura e os recursos tecnológicos do Câmpus Gaspar. O professor Yuri também quer a melhoria contínua do ensino, pesquisa e extensão, além de valorizar os servidores do câmpus, proporcionado cursos de qualificação. Outra proposta é aproximar mais do IFSC da comunidade e dos setores produtivos por meio de projetos de extensão.
Yuri entende ainda a necessidade de ampliar a oferta de cursos no câmpus, de acordo com a demanda regional. A modernização das instalações da unidade de Gaspar, com melhorias na acessibilidade e sustentabilidade ambiental também são propostas do candidato a diretor geral do Câmpus Gaspar. Por fim, o professor Yuri promete realizar avaliações periódicas para a revisão do Plano de Ação; promover a transparência na gestão com a participação da comunidade acadêmica, bem como utilizar os dados do CPA para orientar a tomada de decisão da gestão. Ao lado de Yuri, estão na chapa o professor de Filosofia, Fernando Mezadri, que será o responsável pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), e Pedro Mota, escolhido para ser o responsável pelo Departamento de Administração, caso a chapa saia vencedora.
Acesse aqui as propostas do candidato Yuri Salomão
Reitoria
Três candidatos disputam o cargo de reitor do Instituto Federal de Santa Catarina. São eles: o engenheiro mecânico e professor Jesué Graciliano da Silva; o engenheiro elétrico e professor Maurício Gariba Junior; e o também engenheiro mecânico Zizimo Moreira Filho.
Deixe seu comentário