Ação integra campanha nacional contra o abuso infantil e destaca importância do uso consciente da tecnologia

Em alusão ao Maio Laranja — movimento nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes — a Prefeitura de Gaspar, por meio do CRAS Silvio Schramm e da Secretaria de Assistência Social, promove uma palestra voltada à conscientização sobre os perigos do ambiente digital. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 14 de maio, às 18h30, no auditório da Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel.

Com o tema “Riscos das mídias no contexto familiar”, o encontro será conduzido pela psicopedagoga Eliana Costa Kretzer, mestre em Educação e integrante do Serviço de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Psicologia Escolar (Sefoppe). Durante a atividade, serão abordados assuntos como exposição a conteúdos impróprios, uso excessivo da tecnologia, cyberbullying e os desafios da parentalidade no mundo digital.

A palestra é especialmente direcionada a pais e responsáveis, mas toda a comunidade está convidada a participar. “Queremos oferecer às famílias informações relevantes para que saibam identificar sinais de alerta e orientar crianças e adolescentes nesse universo digital que, apesar de trazer benefícios, também apresenta riscos”, destacou a secretária de Assistência Social, Neusa Pasta Felizetti.

Além da ação promovida pelo CRAS Silvio Schramm, outras atividades serão realizadas ao longo do mês. O CRAS Zilda Arns organiza a “Trilha da Prevenção”, no dia 20 de maio, durante o período vespertino. Já o CRAS Casa da Família tratará o tema nos encontros semanais do grupo de mulheres, às quartas-feiras, às 14h. Gaspar conta atualmente com três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que oferecem atendimentos individuais, atividades em grupo e ações comunitárias voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares e à proteção social.