
Defesa Civil alerta para chuva e ventos intensos nas próximas horas no Vale do Itajaí e Litoral

-
Chuva deve ser intensa nas próximas horas (Fotos: ARQUIVO JORNAL METAS)
Durante a tarde, a chuva causou estragos no oeste e extremo-oeste do Estado
A Defesa Civil do Estado lançou, no começo da noite desta sexta-feira, dia 9, um alerta, por meio de seus canais de comunicação, para tempestades na Região do Vale do Itajaí e Litoral nas próximas horas. A chuva, que caiu forte durante a tarde no Oeste do estado, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, causando estragos em diversos municípios e uma morte, pode vir acompanhada de ventos fortes e provocar alagamentos. A população deve se proteger e evitar sair de casa nas próximas horas.
A chuva é consequência da rápida subida das temperaturas favorecida pela influência de uma intensa corrente de jato de ar quente em baixos níveis da atmosfera, também conhecida por JBN. O rápido deslocamento da frente fria pelo Extremo Oeste e Oeste Catarinense no início da tarde, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina, contribuiu para o desenvolvimento de fortes tempestades, sendo algumas severas, com inúmeras ocorrências associadas a queda de galhos e de árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
Segundo a Defesa Civil do Estado, pela análise preliminar dos estragos e de acordo com as imagens do radar meteorológico, é possível que as tempestades severas alinhadas tenham produzido diferentes eventos severos, como tornados e microexplosões. Em Itapiranga, um dos municípios atingidos, é possível que tenha ocorrido uma microexplosão atmosférica (downburst). Os downbursts são caracterizados por uma intensa corrente descendente (ventos), que despencam da base da tempestade em direção à superfície, se espalhando radialmente ao atingir o solo. Os ventos nessas situações costumam ser intensos, superando os 80 – 100 km/h.
Oeste catarinense
No oeste e extremo-oeste do estado, a chuva começou a cair por volta das 13h e veio acompanhada de ventos fortes. Houve registro de quedas de árvores, alagamentos e falta de energia elétrica em várias cidades. Na região rural de Palmitos, um homem, de 51 anos, morreu depois de ser atingido por uma árvore. A BR-282 chegou a ficar completamente bloqueada devido a queda de árvores. Em Mondaí, a parede de uma escola desabou, ferindo seis crianças. A rodovia SC-163 foi bloqueada depois da queda de árvores. Em Xanxerê, Iporão do Oeste, Maravilha e São Miguel do Oeste também registraram estragos por conta da tempestade.
Deixe seu comentário