
"Precisamos ser uma Igreja missionária", diz novo Papa Leão XiV

-
Novo Papa (Fotos: Divulgação/Reprodução Redes Sociais)
Robert Francis Prevost, 69 anos, foi anunciado o novo pontífice da Igreja Católica
O norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, é o novo Papa - o primeiro norte-americano na história. O anúncio oficial ocorreu por volta das 14h25min (horário de Brasília) desta quinta-feira, dia 8, cerca de 1h15min após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, onde 133 cardeais estavam reunidos desde a terça-feira, dia 6, para a escolha do novo pontífice. Prevost vai adotar o nome de Leão XIV.
O novo Papa nasceu em Chicago, Estado do Illinois, nos Estados Unidos, e desde 2015 é cidadão peruano, país onde exerceu boa parte da sua trajetória pastoral após se tornar bispo. Era um dos cardeais mais próximos do Papa Francisco, tendo sido eleito, por Francisco, prefeito do Dicastério para os Bispos em 20 de janeiro de 2023, assumindo em 12 de abril, com o título de Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo.
Em suas primeiras palavras como Papa à multidão que lotou a Praça São Pedro, em Roma, o novo Papa disse: “Que a paz esteja com todos vocês”. Leão XIV lembrou o papado do seu antecessor, Francisco, que conseguiu unir a Igreja e diz que irá dar continuidade ao legado de seu antecessor e acrescentou: “Obrigado, Papa Francisco”.
Leão XIV disse ainda que o mal não irá prevalecer e que todos irão permanecer unidos na paz de Deus. “O mundo precisa de Deus”, enfatizou. O novo papa pediu, por mais de uma vez, que o povo de Deus ajude a Igreja a construir pontes.
Ele agradeceu ainda a todos os cardeais que o escolheram como sucessor de Pedro, e que irá atuar sempre na busca da paz e da justiça, com homens e mulheres de Jesus e pediu ao povo de Deus que proclamem o evangelho pelo mundo.
Leão XIV lembrou ainda que é filho de São Agostinho e citou: “Podemos caminhar juntos em direção aquela pátria para qual Deus nos preparou. Para Igreja de Roma uma saudação especial. Precisamos tentar juntos ser uma igreja missionária, que constrói pontes sempre disposta a receber todos aqueles que precisam da nossa ajuda e presença”. O novo Papa fez uma saudação especial a Diocese de Chiclayo, no Peru, onde exerceu boa parte do seu sacerdócio. “Um povo fiel me acompanhou e deu tanto para sermos uma Igreja fiel a Jesus Cristo”, observou.
O Papa Leão XIV concluiu dizendo que quer uma igreja sinodal, que avance sempre em busca da paz e da caridade, sempre próxima daqueles que sofrem. Finalizando a cerimônia de apresentação do novo Papa, Leão XIV rezou e abençoou a todos que estavam na praça, dando início oficial ao seu pontificado.
Tags
- Francisco
- Novo Papa
- Papa
Deixe seu comentário